Percebemos, em muitas quebradas de todo o Brasil, que existe uma grande ligação entre o Skate e o Rap. E não são poucos os eventos de Skate que tocam Rap ou grupos de Skatistas que, enquanto treinam, botam o Rap no som para se inspirarem. Mas muita gente que vem do Rap não está totalmente familiarizada com os tipos de competição que a galera do Skate faz.
A partir dos conteúdos presentes no site Skateboard Brasil, o ZonaSuburbana fez essa matéria especialmente para você que frequentemente fica perdido quando o assunto é Skate. Confira as 10 principais modalidades de Skate que você precisa conhecer:
É a modalidade mais conhecida, especialmente pelo campeonato X-Games. Ela surgiu com as ideias do skatista Danny Way e foi primeiramente criada por John Tyson. Trata-se, basicamente, de uma grande rampa que, no Brasil, tem 112 metros de extensão e 30 metros de altura. Além do Skate existem competições de megarrampa também com patins.
09 – Skate Mountainboard
É a modalidade onde os skatistas descem uma montanha. O skate, nessas competições, é adaptado com rodas e pneus, tem eixos mais largos e muitas vezes tem suportes para prender o pé no shape.
É praticado com skates menores e mais estreitos e favorece skatistas que gostam de fazer manobras delicadas como ultrapassar cones e balizas, fazer zigue-zague de forma técnica, precisa e rápida.
07 – Skate Banks
É a modalidade praticada em piscinas de skate menos verticais, geralmente com 2 metros de altura no máximo. Foi criada no final dos anos 70 nos EUA e praticada em piscinas vazias (sem água).
São praticadas em piscinas (com paredes de transição) e surgiu nos EUA no começo dos anos 70. Os primeiros Skate Parks (parques de Skate) foram criadas nesse modelo e, com o tempo, foram se tornando mais arredondadas na forma de bacias e daí o nome Bowl (que em inglês significa bacia).
05 – Skate Freestyle
É o estilo que favorece os skatistas que curtem manobras mais artísticas. Geralmente praticados em lugares planos e não muito grandes, o estilo livre permite que o skatista coloque os pés ou as mãos no chão, o skate de cabeça para baixo ou outra posição que permita ao skatista ser criativo sem deixar de se preocupar com a técnica.
A minirrampa é praticada em half-pipes (como se fosse metade de um cano cortado) de mais ou menos 2m de altura no geral.
03 – Skate Downhill Slide
É praticado em ladeiras e o objetivo é descer a ladeira fazendo slides (quando o skate dá uma derrapada lateral no asfalto, o que o fazer desacelerar para que o skatista chegue ao final da prova com uma velocidade nem muito grande, nem muito baixa).
É praticada com skates com o shape bem maior do que o convencional com pelo menos 38 polegadas e podendo chegar a até 50 polegadas ou mais.
01 – Skate Street
É a modalidade mais comum que 90% dos skatistas costumam praticar. Ela surgiu entre os anos 70 e 80 nos EUA e é praticado com o skate convencional (shape médio e com rodinhas pequenas) com manobras que podem ser tanto de velocidade quanto de slide. Lembra muito o freestyle e é praticada em quaisquer elementos da cidade como corrimãos, bancos, escadas e o que mais a criatividade do skatista permitir.