Para curtir essa semana, nós do ZonaSuburbana preparamos uma seleção de 10 Parcerias do Hip Hop Internacional (2010-2015) para você! São músicas onde dois ou mais nomes fortes do cenário gringo se juntaram em um som que bombou nas paradas internacionais entre os anos de 2010 e 2015. Confira nossa lista abaixo:
1. Eminen & Rihanna – The Monster;
Após a grande parceria entre Eminem e Rihanna, “Love The Way You Lie”, lançada em 2010, a dupla lança o novo single “The Monster” que, em 2013, alcançou a primeira posição do acirrado ranking da Billbord de melhores músicas da semana. A música faz parte do “The Marshall Mathers LP2”, álbum de Eminem lançado em 2013.
2. Beyoncé & Jay-Z – Drunk In Love;
Após diversas parcerias de sucesso, o casal Beyoncé e Jay-Z lançou o hit “Drunk In Love” em 2014 no “Beyoncé”, o álbum da cantora de 2014 que chamou a atenção tanto pela jogada de marketing (ele foi lançado de surpresa, sem qualquer aviso prévio da cantora, o que rapidamente a fez vender milhares de cópias digitais através do Itunes) quanto pela qualidade musical (que levou muita gente a dizer que a cantora parece ter abandonado o pop pelo Hip Hop). “Drunk In Love” alcançou a posição #2 do ranking da Billboard em 2014.
3. Lil Wayne & Drake – She Will;
“She Will”, parceria dos grandes Lil Wayne e Drake alcançou a posição #3 do ranking da Billboard em 2011. Esse som faz parte do álbum “The Carter IV” the Wayne, lançado em 2011. Entre outras, esse álbum conta com as parcerias de T-Pain, Rick Ross e John Legend.
4. Jeremih & 50 Cent – Down On Me;
A parceria de Jeremih e 50 Cent, “Down On Me”, veio para salvar o álbum “All About You” de Jeremih. Lançado em 2010 com o selo da Def Jam Recordings, o álbum, que tem participações de Ludacris além do próprio 50 Cent, vendeu menos do que o anterior “Jeremih”, lançado em 2009. O som “Down On Me” estourou na posição #4 da Billboard em 2011.
5. Jason Derulo & Snoop Dogg – Wiggle;
O álbum “Tattoos” de Jason Derulo, lançado em 2013, teve muita repercussão. Esse álbum, que traz parcerias com 2 Chainz, Jordin Sparks, Pitbull e o rapper The Game emplacou 6 hits, entre eles “Talk Dirty”, “Trumpets” e “Marry Me”. O hit “Wiggle”, com participação de Snoop Dogg, parte desse álbum, foi lançado em 2014 e teve grande repercussão mundial, inclusive no Brasil, chegando a ocupar a posição #5 do ranking da Billboard nesse ano.
6. Chris Brown, Lil Wayne & Busta Rhymes – Look At Me Now;
Chris Brown estourou nas paradas americanas em 2011 com seu álbum “F.A.M.E.” e nós brasileiros acompanhamos isso de perto. Além de “Yeah 3x” e “Beautiful People”, que seguem uma pegada mais techno, o rapper estourou em “Look At Me Now” com as parcerias de Lil Wayne e Busta Rhymes que vai em um beat mais próprio do rap e em alguns momentos, parecendo muito uma batalha de freestyle. A música chegou a ocupar a posição #6 no ranking da Billboard em 2011.
7. Flo Rida, Sage The Gemini & Lookas – GDFR;
O rapper Flo Rida começou a aparecer nas paradas internacionais em 2008 com o hit “Low” gravado em parceria com T-Pain. Seu grande sucesso veio em 2012 com o álbum “Wild Ones” onde emplacou 4 hits: “Wild Ones” (em parceria com a cantora Sia), “Good Feeling”, “Whistle” e “I Cry”. Sem nenhum álbum posterior, em 2015 o rapper emplacou o hit “GDFR” na parceria com Sage The Gemini e Lookas, que alcançou a posição #9 no ranking da Billboard desse ano. A música fez tanto sucesso que seu remix, feito por Noodles, fez parte da trilha sonora oficial do filme “Velozes e Furioso 7”.
8. Mike Will Made-It, Miley Cyrus, Wiz Khalifa & Juicy J – 23;
Em 2013, Mike Will Made-It lançou o som de “23” com as parcerias de Miley Cyrus, Wiz Khalifa e Juicy J, tendo alcançado a posição #11 do ranking de melhores da Billboard. Essa música representou uma maior entrada de Miley Cyrus no universo Hip Hop, o que foi visto de forma ambígua: ao mesmo tempo em que ela parece estar familiarizada com as técnicas do Rap e tenha uma postura próxima do Hip Hop, muitas críticas surgiram por ela usar o Rap como forma de fazer fama (e não de fazer críticas sociais) e pelo fato de, sendo uma mulher branca, objetificar em muitos de seus videoclipes suas dançarinas negras.
A crítica dá o que pensar, mas a música estourou e as participações de Khalifa e Juicy J são muito boas, assim como o beat. “23”, que não fez parte de nenhuma mixtape, pode aparecer no lançamento do primeiro álbum oficial de Mike Will Made-It que, até o momento, não tem previsão de lançamento.
9. Kanye West, Big Sean & Jay-Z – Clique;
“Clique”, a parceria entre Kanye West, Big Sean e Jayz-Z, faz parte da coletânea “Cruel Summer” lançada em 2012 pelo selo G.O.O.D. Music, parte da gravadora Def Jam Records. O selo, que significa Getting Out Of Dreams (algo como Saindo dos Sonhos) foi fundado em 2004 pelo próprio Kanye West. “Clique” é a segunda faixa do álbum que (além de Kanye West, Big Sean e Jay-Z) conta com nomes de peso do Hip Hop gringo, como R. Kelly, Pusha T, 2 Chainz, Common, Kid Cudi e John Legend.
10. Nicki Minaj & Beyoncé – Feeling Myself;
No final de 2014, Nicki Minaj lançou o “Pinkprint”, seu terceiro álbum de estúdio. Dois anos após o aclamado álbum “Pink Friday: Roman Reloaded”, a rapper lança o “Pinkprint” conta, entre outras, com participações de Ariana Grande, Chris Brown, Lil Wayne, Drake, Jeremih e Meek Mill. A parceria com Beyoncé, “Feeling Myself” alcançou a posição #39 do ranking da Billboard. A música foi lançada na sequência do remix de Nicki Minaj para “Flawless” de Beyoncé, que está na edição deluxe do álbum Beyoncé, lançado em 2014.