Como um grito de esperança por novas oportunidades para quem viveu o cárcere, o grupo 509-E lança, depois de 20 anos, uma música inédita: “A Liberdade Cantou” chega às plataformas de streaming no dia 19 de março. O grupo, que conta com uma curta discografia de apenas dois álbuns “Provérbios 13” e “MMII DC (2002 Depois de Cristo)”, mas tem seguidores fiéis e quase 200 mil ouvintes por mês no Spotify, segue com os vocais de Afro-X e Bad.
A música, uma composição de Afro-X, ganhou backing vocals de Daniel Quirino e Paola, produção e arranjos de Jonas Lemes e mixagem e masterização de Flávio Libório. “A Liberdade Cantou” traz a raiz do rap 90, conhecido como boom bap, numa melodia contagiante e harmonias que remetem aos clássicos da black music. Além da nova música, o 509-E aguarda as liberações para grandes eventos por conta de dois shows que ficaram remanescentes da turnê “Vivos”, realizada em 2019 e interrompida por conta da pandemia do novo Coronavírus. O grupo está na programação das próximas edições dos festivais Cerrado MIX e Lollapalooza Brasil.
A faixa também vai ganhar um clipe gravado no terreno onde funcionou a penitenciária do Carandiru e em uma cadeia desativada.