sábado, janeiro 18, 2025

Últimos Posts

5 Artistas independentes para acompanhar em 2023

Ano novo chegou e muitas pessoas buscam por renovação. A música é um instrumento potente para esse momento de transição, onde novas metas, sonhos e planos são traçados para 2023.

Para muitos artistas, esse momento é revigorante, pois o novo ano vem com muitas oportunidades para que seus trabalhos alcancem mais pessoas e, com isso, obtenham mais recursos para continuar a qualificar suas artes.

Sabe-se que as mídias especializadas em música, cultura e arte possuem papel fundamental no fomento às carreiras de artistas independentes. Ao divulgar seus trabalhos, expande a informação de suas existências para públicos que podem criar conexões com suas artes, além de oportunizar novos contratos e trabalhos.

Com isso, nada melhor do que apoiar alguns artistas independentes. Além de descobrir novos talentos e músicas que podem ajudar você a ressignificar vivências, experiências e seus pensamentos, ajuda com que esses artistas comecem o ano com o gás necessário para impulsionarem o que estão planejando para o próximo ano.

Confira a lista de 7 artistas para acompanhar em 2023:

King

Diretamente de Duque de Caxias, King já se consolidou como uma das maiores apostas do cenário nacional dos últimos tempos. Considerada “uma das principais compositoras negras da música pop” pela revista Vogue, é compositora do hit “VIP”, interpretado por Luisa Sonsa e o rapper americano 6black, de acordo com as plataformas, escolhida como “Melhor Música do Ano”.

Em 2022, King (@kingtanosom) participou da trilha sonora do filme “Me Tira da Mira”, compondo 5 faixas, além de interpretar o single “Sadomasoquismo”, feat com Kawe e Azzy.

A artista está confirmada como cantora e compositora nos álbuns de Preta Gil, Jenni Masella e Negra Li. Atualmente está trabalhando em seu primeiro álbum, após sucesso da turnê de seu RP visual “Travessia”, lançado no final de 2021.

Mulher negra, poliglota e bissexual, King já se apresentou em grandes festivais, como Oi Conexidade, REP Festival, Rock in Rio e se destacou internacionalmente com composições que alcançaram o “Top 50 Global” do Spotify.

Para 2023, promete lançar uma música por mês, além de um álbum com músicas escritas e interpretadas por ela.

Kalef Castro

Kalef Castro, artista baiano que há um tempo mudou-se para São Paulo em busca de novos projetos, incluindo fazer shows na cidade e se dedicar a vida artística, promove o empoderamento de bichas pretas e periféricas por meio de sua arte.

Com um trabalho autoral com referências pop, Kalef (@kalefcastro) sonha alcançar um público cada vez maior Brasil afora e com isso possibilitar ainda mais visibilidade para artistas negros e expoentes da comunidade LGBTQ.

Em 2022 o primeiro single e videoclipe do artista, “Pocpocpoc”, venceu enquanto Melhor Clipe do maior festival brasileiro no exterior: o Festival Multicultural de Cinema, Arte, Música e Literatura Independentes (FESTCC), em Portugal. Seu segundo single, “Cria de Motoca”, foi o primeiro feat. do artista, em parceria com MC Marie, expressando o afeto e empoderamento das diversas formas de amor por meio do Pop Funk.

Para 2023, Kalef Casttro garante três singles no primeiro semestre e um EP com 4 faixas no segundo semestre.

Akin

Akin, professor de canto e artista independente que está em processo de transição da música gospel para o rap e funk, tem 22 anos e é de Belo Horizonte-MG. Começou a cantar aos 3 anos em igrejas, eventos e festivais de música Gospel. Cresceu na Favela MARIMBONDO em Contagem, onde sua construção musical foi definida a partir do Funk, Pagode, Rap e R&B.

Em 2014, Akin (@euoakin) começou a postar cover nas redes sociais, participou de trabalhos musicais como backing vocal e realizou seus primeiros shows profissionais. Em 2020, conquistou os primeiros 10k de seguidores no TikTok com conteúdos sobre música, trends e vivências enquanto pessoa transmasculino.

É autor de “Mafioso” e “OPEN”, singles do EP “Mafioso” que será lançado em 2023.

Juju Rude

Juju Rude é uma rapper, comunicadora, locutora, atriz, ativista cultural, social e feminista brasileira. Carinhosamente chamada de “Madrinha” por sua longa história no Hip-Hop.

Ju Rude (@jujurude33) cantou ao lado de grandes referências da música brasileira, como Caetano Veloso, Criolo, Emicida, Lenine, Pretinho da Serrinha, etc., e abriu shows do Racionais MCs e protagonizou o clipe da ex Destiny Child Kelly Rowland, dirigido por Spike Lee.

MC Soffia

Soffia Gomes da Rocha Gregório Correia, mais conhecida por seu nome artístico: MC Soffia (@mcsoffia) é uma rapper, cantora e compositora brasileira, de somente 17 anos de idade. Apesar de nova, a artista já tem uma carreira de dez anos no rap nacional e sempre foi conhecida pelas letras de suas canções, que falam sobre desigualdade e distorções sociais graves, como preconceito, racismo, machismo, sempre incentivando mulheres a se amarem e se apoiarem umas nas outras.

Soffia lançou em Dezembro, o EP “Rapper”, com cinco composições.

Texto: Kawê Veronezi

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca