A história indica que Malcolm X e Martin Luther King Jr. eram figuras de direitos civis prolíficas que tinham pontos de vista contrastantes sobre a vida negra. A história não seria totalmente precisa. Os dois homens tinham abordagens diferentes para obter resultados, mas muitas vezes eram semelhantes ou mesmo idênticos em filosofia — e compartilhavam algumas semelhanças grandes e pequenas.
Malcolm X e Martin Luther King Jr;
1. Orgulho negro
Eles falavam frequentemente do empenho negro sobre os esquemas dos brancos que levavam os negros a se odiarem e a se sentirem inferiores.
2. Pais pastores
O pai de King era Martin Luther King Sr., pastor da famosa Ebenezer Baptist Church em Atlanta. Ele também foi o chefe da seção NAACP de Atlanta.
O pai de Malcolm X, Earl Little, também era um pregador batista e atuava na Universal Negro Improvement Association e apoiou o nacionalista negro Marcus Garvey.
3. Esposas educadas
Embora alguns negros tenham frequentado a faculdade na década de 1950, ambos homens se casaram com mulheres educadas. Malcolm X casou-se com Betty Shabazz, que frequentou o Tuskegee Institute e Brooklyn State College School of Nursing.
Coretta Scott King frequentou o Antioch College em Ohio e o New England Conservatory of Music em Boston. Ambas eram donas de casa, pois seus maridos lutavam pelos direitos civis. E [também] perderam seus maridos por tiros.
4. Uma visão global
Os dois falavam pelas pessoas oprimidas, não apenas na América, mas em todo o mundo, e deixavam explícita a oposição à Guerra do Vietnã.
5. Foram mortos na mesma idade
Malcolm X era quatro anos mais velho do que King, mas ambos tinham apenas 39 anos quando foram assassinados: Malcolm X no Audubon Ballroom de Nova York em 21 de Fevereiro de 1965 e King em Memphis, em uma varanda no Lorraine Hotel em 4 de Abril de 1968.
6. Eles viram seu futuro
Ambos falavam em discursos de morte pelas suas causas. Cada um tinha recebido inúmeras ameaças de morte e, finalmente, acreditava que sua morte era iminente.
7. Poder econômico
Eles falavam repetidamente sobre o valor dos negros gastando seu dinheiro em sua comunidade para crescer seus negócios e construir riqueza. Eles também acreditavam que o amor sem poder econômico era fraco.
Manancial: Atlanta Black Star