domingo, dezembro 15, 2024

Últimos Posts

A.Jay mergulha na complexa experiência afro-goiana em novo disco “Diáspora em Art Déco”

Foto/Capa: Mari Magalhães
Arte-Finalista: Luiz Rebonatto

Movimento Art Déco faz parte da arquitetura e da história de Goiânia desde sua construção na década de 1930. O termo francês chegou em solo goiano com influências modernistas e com ideia de progresso. Para desafiar essa narrativa convencional, o rapper A.Jay explora a vivência negra e periférica neste contexto urbano goianiense em seu mais recente lançamento, “Diáspora em Art Déco“, seu 3º álbum. O disco “Diáspora em Art Déco”, está disponível em todas as plataformas digitais, inclusive com visualizer e videoclipes no Youtube do artista, assinados pelo filmmaker goiano Robson Vieira “O Robbit”.

Inspirado pela arquitetura de Goiânia, a obra resgata a história regional sem se restringir à cultura sertaneja predominante no estado. Mas vai além disso. A.Jay questiona a valorização das edificações em contraste com a invisibilidade daqueles que as ergueram. Como destaca o encarte:

“A grandeza das construções, a pequenez de quem as construiu”.

O álbum mergulha em camadas complexas da experiência afro-goiana, abordando temas como racismo, resistência e sofrimento, mas sem se limitar a eles. A.Jay traz músicas dançantes e ritmos diversos, reforçando que a negritude também celebra juventude, alegria e uma rica tapeçaria cultural.

Narrando a trajetória afro em Goiás, a obra resgata memórias da primeira capital, seu passado escravocrata e a construção de Goiânia pelos retirantes. “Diáspora em Art Déco” é um convite a refletir sobre a história invisível por trás das grandes obras, dando voz aos construtores que moldaram a cidade.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca

Pular para a barra de ferramentas