Rodado durante as gravações do “Favela Vive 5”, importante cypher do rap nacional que ocorre desde 2016 liderada pelo grupo ADL (Além da Loucura), e que nesta 5ª edição contou com a participação de Leci Brandão, MC Marechal, Major RD e MC Hariel.
O curta busca contribuir com o legado do projeto Favela Vive, que já possui mais de 100 milhões de plays nas plataformas digitais, feito que colaborou para a criação e manutenção do Favela Cria, centro cultural que promove diversas atividades educativas e culturais em comunidades do município de Teresópolis (RJ).
A ideia de fazer o filme surgiu através de conversas entre Thomaz (TG) Garcia , produtor executivo do Favela Vive, o rapper MC Marechal e o diretor do filme Tales Duarte, que é sócio do Marechal na gravadora #VVAR. “A gente queria documentar o processo de construção desse videoclipe, ouvir os artistas que participavam da música, e conversar com os moradores locais, já que, diferente dos outros Favela Vive, esse teria uma relação especial com o território, porque seria gravado pela primeira vez em Teresópolis (RJ), cidade natal do grupo ADL, que são fundadores, donos e artistas fixos do projeto” contou Tales.
“Carrego no ombro a alma dos que não tão mais com a gente” é fruto da união, da coletividade e da partilha de afeto de várias pessoas, carregado de memórias sobre aqueles que se foram antes da hora, por conta de uma violência forjada, e cheio de esperança de um novo presente que está sendo construindo.
Sinpose: O filme documenta a gravação do videoclipe de “Favela Vive 5”, na comunidade do Rosário, em Teresópolis (RJ). Carregado de histórias, o documentário relata casos de violência no estado do Rio de Janeiro, que envolvem memórias, dores e anseios de pessoas que participaram da gravação do videoclipe.