spot_img
segunda-feira, setembro 23, 2024

Últimos Posts

“African Dip” single de Renan Neri, em referência ao jogo americano, popular no final dos anos 50, revela o que o Brasil tem de semelhante

African Dip” é o mais novo single do rapper Renan Neri, lançado nesta quarta-feira (13), em todas as plataformas digitais, o nome é  homônimo ao jogo racista americano, que consistia em atirar bolas ou esterco em um boneco pintado de preto ou até mesmo uma pessoa negra, quando o alvo era acertado caía num tanque com água. 

Essa prática era a forma de diversão da sociedade branca, popular na primeira metade do século XX, principalmente nos estados sulistas. Encontrada facilmente em espaços de lazer, parques de diversão, os pais das crianças brancas, enquanto observavam seus filhos tentando acertar o alvo, gritavam: “Afoguem o negro, afoguem o negro”.

Criado no Sítio dos Vianas, bairro periférico da cidade de Santo André, Grande ABC Paulista, uma região que tem sido palco do genocídio, o artista salienta como “African Dip” se dá nesses territórios, nas favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e pelo Brasil afora, onde o alvo continua sendo pessoas negras, mas o jogo tem regras e um desfecho diferente.

O que me levou a fazer essa música, foi tentar mostrar que o jogo só muda o modus operandi, e o sistema racista insiste em se adaptar nas sociedade e continuam maltratando e matando gente pobre e preta. Acredito que hoje a gente vive um grande jogo como o African Dip, onde temos que suportar humilhação, mortes e muitas das vezes temos que fingir que está tudo bem”.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca