No dia 26 de dezembro, Rincon Sapiência promete surpreender mais uma vez a cena do rap brasileiro com o lançamento do videoclipe e do single “Afro Rep”. Exatamente um ano após soltar o hit “Ponta de Lança (Verso Livre)”, o Mc fecha 2017 fazendo aquilo que sabe melhor: cantar a diversidade e botar todo mundo pra dançar. Ao som de uma batucada africana frenética, misturada a elementos do trap, a faixa tem uma pegada moderna, que coroa o clima de celebração e de luta dos versos. A combinação foi justamente inspirada no subgênero Afro Trap, que despertou a atenção do Mc em suas recentes andanças por Paris.
Na letra, Rincon dá uma rasteira na crise através da sua já consagrada leitura apurada da conjuntura política, racial e social do país, abalada pela crescente perda de direitos, o aumento da intolerância e escândalos políticos que marcaram um ano conturbado. O clipe foi gravado no Matraca, um popular centro esportivo da Cohab 1, lugar de origem do Mc. Dirigido pela dupla Rafael Jacinto e João Khel.
A filmagem, feita em plano sequência, ajuda a criar um diálogo com a própria música, um verso livre e com cadência mais solta. Nessa pegada, Manicongo e o belo casting de amigos e convidados revelam sua ginga tirando onda num passeio dançante pelo lugar. No caminho, a simplicidade das cenas e o passinho divertido convidam todo mundo a cruzar os braços nos ombros e quadris, coroadas pela diversidade de cores, padrões e formas dos corpos, cabelos e roupas, que exaltam a essência africana do trabalho do Mc. A música, que se revela capaz de embalar as pistas, chega nas plataformas de streaming no dia 26 de dezembro e promete ser um dos hits do verão brasileiro.
O lançamento encerra o ano mais importante da carreira de Rincon Sapiência. Eleito o Artista do Ano pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, o rapper foi o maior destaque do gênero no cenário musical brasileiro. Seu álbum de estreia “Galanga Livre” rendeu ao Mc e beatmaker três troféus do Prêmio Multishow 2017.