No dia 27 de abril, Afro-X (rapper integrante do grupo 509-E) – um dos maiores nomes da história do rap nacional, lançou o remix da música “Ex 157”.
Baseado em fatos reais a faixa é uma releitura de um dos clássicos do rapper paulista. A primeira versão foi lançada em 2011 (assista aqui) e naquela época o sucesso alcançou somente no YouTube quase 700 mil visualizações. Em grande estilo, “em cima” de um boom bap com elementos orgânicos e timbres harmoniosos, a música remete aos bons tempos do rap dos anos 90′ e também da nome ao seu livro lançado em 2009 (Ex 157 – A Historia Que A Midia Desconhece) e que em breve será relançado com novos capítulos.
A temática do som é provocar uma discussão sobre a influência e os motivos que levam o jovem para a vida do crime e suas consequências diante das mazelas do sistema. A música chega em um momento certo, onde a dificuldade se espalha sobre território nacional de forma contagiante, e em momentos de desespero surge atitudes precipitadas, que em muitas vezes arruína a vida do indivíduo. Então, Afro-X tenta mais uma vez, conversar com seu público, dizendo que sempre há uma saída além da vida do crime.
A produção musical de Jonas Lemes, produtor que tem a essência do jazz/blues/rap em suas produções. Os arranjos de trompete são feitos por Guizado, e Srta. Paola tem participação nos backing vocals que dispensam elogios e chamaram muita atenção no lançamento da música.