Com intuito de reforçar o combate contra o preconceito ligados a cor da pele e a religiosidade, que o rapper Akili chega com seu 1º álbum solo, intitulado “Ori”.
Contendo 8 faixas, o álbum foi produzido por Rapper Gilmar, Pensante e DoisM.Beats e conta com a masterização da Timbre Produções. O trabalho utiliza a mistura do rap com outros ritmos do morro, como o MPB e o Samba.
“Ori”, que língua ioruba significa Cabeça, retrata a importância dos pensamentos, e de como eles podem conduzir alguém ao caminho que se deseja. Akili demonstra nesse trabalho todo amor a sua ancestralidade e existência, fazendo uma homenagem a África e outras temas relacionados.
Cada faixa tem uma mistura de referências culturais mostrando como são ricas as religiões de matriz africana. O rapper ainda conta que a inspiração é uma mistura de suas vivências, colocando em seu álbum toda questão da militância, da luta do movimento negro e de todo seu amor a sua religiosidade e seus deuses.
Além do álbum, em abril/2016 Akili ainda recebeu o Prêmio Jovens em Destaque que tem como proposta dar visibilidade a diversos segmentos de trabalhos e projetos realizados pela juventude. O prêmio visa valorizar jovens que venham se destacando nas mídias sociais atuais por meio de seu trabalho empreendedor e inovador que englobem práticas culturais, educacionais, sociais e artísticas. O prêmio é realizado por Bella Cardoso (apresentadora do programa LiberdaDExpressão) e Suzzanne Produções, com o apoio de Netinho de Paula e S.O.S Racismo.