Há tempos o Aláfia é um dos nomes da música brasileira que une com grande êxito em suas composições elementos importantes, à compreensão profunda do espírito e da alma do seu povo e a solenidade do groove da nova Black Music Brasileira. “Quintal” vem como uma composição para celebrar os 10 anos do Aláfia com todo o desejo de estar junto novamente. O lançamento em parceria com o selo Amplifica Records, estreia na quarta-feira, dia 24 de novembro. Ouça “Quintal” em sua plataforma digital preferida.
A faixa é um presente para o público, um convite para estar junto, dançar, cantar, abraçar, sentir-se no “Quintal”. Enaltecido por diversos poetas, artistas e músicos, o quintal representa, na cultura popular brasileira, um espaço consagrado para a família e amigos. É no quintal que rolam as brincadeiras, jogos, churrasco, feijoada, pagode, samba, tudo, sem preconceito. Nas periferias, especialmente, o quintal é esse lugar privilegiado de lazer, um espaço democrático, onde sempre cabe mais um e, no caso do Aláfia, mais muitos. “É onde criamos e recriamos nossas lembranças, um espaço de experimentação. Quintal é o nosso quilombo, nossos encontros poéticos, nossas gargalhadas, nosso descanso coletivo”, diz a banda.
Concebida há 7 anos, a composição nunca tinha ganhado, até então, um registro fonográfico, o que acontece só agora, como parte das celebrações dos 10 anos da banda que já soma 4 discos em sua carreira. Desde o seu processo de criação, “Quintal”, que tem letra e música assinadas por cinco de seus integrantes, vem representar essa soma.
Emanando uma forte vibração coletiva, os vocais vão se conectando, um a um e chegam a se sobrepor, mas sem perder sua característica individual. “Tem que plantar, tem que plantar, tem que plantar aqui no meu quintal”, os músicos vão propondo e a canção vai se construindo, revelando novos contornos à medida que os instrumentos vão chegando. Esses, assim como as vozes, também seguem a mesma proposta, intercalando-se e criando uma poderosa comunhão rítmica marcada por uma batida funk soul que vai ganhando profundidade a cada acorde, nada menos do que contagiante.