sexta-feira, novembro 22, 2024

Últimos Posts

Aláfia lança álbum “Além do Lá” em comemoração aos 10 anos de carreira

Em comemoração aos 10 anos de estrada, Aláfia (“caminhos abertos” em iorubá) lança seu 5º álbum de inéditas. “Além do Lá” abre as fronteiras dos gêneros musicais construindo malha fina de sons, ritmos e culturas. O registro está disponível em todas as plataformas digitais e ainda este ano deve ganhar edição em LP.

O disco nasceu na pandemia, da relação de Eduardo Brechó, líder e vocalista do grupo, com o violão e a literatura de Ifá. Os conteúdos do dia a dia, como o amor, a dor, a família, a luta, o prazer e o destino são interpretados à luz desta tradição.

Minha relação de Ifá descende diretamente da relação do meu pai de santo Paulo Ifatide com Orunmilá e foi se aprofundando à medida que eu fui amadurecendo. Eu me iniciei depois de já ter uma rotina de estudos consistentes e uma devoção à sabedoria de Orunmilá presentes no meu cotidiano. Ifá sempre influenciou o Aláfia por influenciar o próprio candomblé, mas agora podemos dizer que eu fiz uma opção de trazer os temas e narrativas diretamente da literatura de Ifá, passada pelo meu oluwo Baba Wande Abimbola”.

O funk, o afrobeat, o jazz, o hip hop e a música de terreiro do registro dão um salve geral às nações e às culturas que dão a forma heterogênea de um Brasil, país de todos e tudo.

Nós sabemos, babe, que não se acabou/ mas Orunmilá falou: por enquanto é tabu/ Nosso Orí aceita esse nosso amor/ mas Babá Ifá falou: por enquanto é tabu”: versos de “Tabu” trazem a ancestralidade como fonte da inteligência imemorial, saber da própria terra. “Para ‘Além do Lá’, trouxe a presença dos mais velhos, anciões com ritmo mais lento, experientes”, comenta Brechó. Mateus Aleluia, Vovó Cici de Oxalá, Mãe Neide Ribeiro, Salloma Salomão, Babá Ifatide Ifamoroti iluminam as presenças do disco.

Anielle Franco, atual ministra da Igualdade Racial, também autorizou a inclusão do seu discurso de posse na faixa-título. O grupo faz questão de se manter grande, com vozes diversas e instrumentação requintada. O Aláfia, além do já citado Eduardo Brechó, que também assina a direção musical do projeto, é formado por Jairo Pereira (voz), Estela Paixão (voz), Eloiza Paixão (voz) Damião (guitarra e voz), Vinicius Chagas (Sax), Alysson Bruno (percussão), Pedro Bandera (percussão), Filipe Gomes (bateria) e Fábio Leandro (teclado). Juntos, se desafiam em cada trabalho e buscam desenvolver uma linguagem única. A pesquisa é norteada por ritmos e expressões da diáspora, reverenciando sempre os que vieram antes.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca