Um mural com a imagem do ex-vocalista da banda Joy Division, Ian Curtis, foi pintado com um anúncio do novo trabalho do rapper Aitch, em Manchester, na Inglaterra. A Amazon Music UK, responsável pela divulgação do álbum do rapper, pediu desculpas e diz que vai restaurar o painel.
Curtis, que morreu em maio de 1980, é considerado um herói na cidade, segundo o jornal The Guardian, e a ação foi considerada desrespeitosa.
A pintura apagada trazia uma imagem famosa do artista, registrada pelo fotógrafo Philippe Carly, em uma apresentação em Bruxelas, na Bélgica, em 1979, um ano antes de Curtis cometer suicídio. O grafite foi feito por Akse 19, em outubro de 2020, para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental.
Aitch, que é um artista de Manchester, afirmou que não tinha conhecimento de que o painel seria pintado para a divulgação do seu novo álbum e disse que ele e sua equipe vão consertar o mural imediatamente. “De jeito nenhum eu ia querer desrespeitar um herói local como Ian”, disse em um tuíte.
It’s come to light that the iconic Ian Curtis mural on Port Street has been painted over with my album artwork. This is the first time I’ve heard of this, me and my team are getting this fixed pronto. No way on earth would I want to disrespect a local hero like Ian.
— Aitch (@OfficialAitch) August 16, 2022
MCR ❤️🐝
Peter Hook, baixista e co-fundador do Joy Division, agradeceu a iniciativa de Aitch, também em um tuíte. “Grande jesto!”
Thank you @OfficialAitch great gesture. 👍 https://t.co/xKa32g8iWb
— Peter Hook (@peterhook) August 16, 2022
Com a repercussão, a Amazon Music UK, responsável pela divulgação do trabalho do rapper, publicou um comunicado em seu perfil oficial do Twitter em que pede desculpas pela ação.