Natural da cidade de Garanhuns, estado de Pernambuco, Metturo sempre gostou de arte, fotografia, moda e música!
Enquanto a maioria dos rapazes da sua idade ainda pensava se seriam jogadores de futebol, advogados, engenheiros ou atletas quando chegassem na vida adulta, Mateus de Oliveira Gomes Silva, ou simplesmente Metturo, aos 15 anos, já tinha o objetivo de ser um artista independente ganhando o próprio dinheiro e conquistando a liberdade desejada.
Entre querer, poder e conseguir existe um caminho para percorrer. O dele não foi nada fácil. Trabalhou como garçom, faxineiro, ajudante de pedreiro, e até entregou panfletos nas ruas em troca de um pagamento de trinta reais por dia.
“Algumas pessoas me perguntam se eu tenho vergonha de falar sobre o que eu passei e eu respondo que não. Sempre sonhei em ser artista, então pra mim chegar lá eu teria que lutar, a caminhada não é fácil mas quando você tem sonhos você deve persistir e jamais parar, pois sonhar é viver e deixar de sonhar é morrer” ainda não cheguei lá mas cada degrau que subi para mim é uma conquistas, conta Metturo.
Natural da cidade de Garanhuns, estado de Pernambuco, sempre gostou de fotografia, moda e arte. Compartilhava sua arte no Facebook onde era verificado e na época ainda não conhecia o Instagram, as fotos artisticas, o look do dia, e as aventuras que vivia foi uma estratégia que chamou a atenção de diversos seguidores no município de Garanhuns interior de Pernambuco, onde morava. Foi assim que o Metturo começou fazer o que chamam hoje de “Publi”, indicando e divulgando lojas, marcas e produtos parceiros no Facebook.
Talvez por se tratar de uma cidade pequena suas atividades não eram vistas com bons olhos. Sofria julgamento e diziam que era metido, projeto de modelo, garoto de vida fácil e coisas piores. Pois sofria bullying também por conta da aparência por ser magro e era chamado de narigudo. Mas apesar de tudo seguia em frente mesmo triste com tantas ofensas gratuitas e sem fundamento. Criou um perfil no Instagram e foi crescendo aos poucos. Na época não existia stories no aplicativo e tudo era compartilhado no feed. Conquistou a marca de 10 mil seguidores conseguindo ganhar um público e transformando a rede social em sua fonte de renda.
“Fui hackeado no Facebook e minha página caiu além disso meu perfil do Instagram foi hackeado, perdi tudo e meu perfil sumiu, entrei em depressão e procurei ajuda na igreja evangélica mas lá só me julgaram e me condenaram. Para muitos era exagero mas pra mim era importante pois era meu sonho que estava sendo destruído”.
Metturo criou um novo perfil reserva, mas a essa altura já tinha desistido da carreira de blogueiro. Mas o mundo não é feito apenas de pessoas com energia ruim e quando fecha uma porta, uma janela vai abrir em sua vida. Essa boas pessoas que acompanhavam sua trajetória incentivaram a continuar. Hoje, ele de afastou um pouco da mídia e retornou como cantor, produzindo músicas incluindo músicas inspiradas em Anitta e J Balvin. Cantando em espanhol pois ele é praticamente fluente neste idioma. Atualmente seu perfil conta com mais de trinta mil seguidores.
“Continuo recebendo críticas sobre meu corpo pois tenho dificuldade para engordar, criticam meu nariz meu rosto e minhas roupas. É algo muito difícil para qualquer influenciador. Essas críticas foram um tanto prejudiciais que precisei fazer tratamento psicológico porque eu nunca me sentia 100% bem comigo mesmo que até fiquei com transtorno de dupla personalidade”, completa. Mas não foram só críticas virtuais. Desde a escola sofria bullying por ser considerado magro demais e narigudo. Era bullying pesado. Era alvo de xingamentos e jogavam coisas quando eu passava uma vez jogaram xixi encima de mim na época eu só tinha 10 anos.
Metturo nunca teve coragem nem maturidade de contar o que acontecia para a mãe e o pai que estavam em processo de turbulência no casamento.
Foram anos e anos assim até o ensino médio. Teve depressão, sofreu automutilação e demorou anos pra conseguir recuperar e falar sobre os problemas. A terapia foi essencial, mas nunca conseguiu recuperar totalmente. “Por causa dessas experiências tive que criar um personagem que me ajudasse a ser forte e a superar, foi daí que nasceu o Metturo, meu alter ego empoderado e forte. Ele é como um meteoro. Foi impressionante como o Metturo me deixou mais forte e eu mudei”, explica o influencer.
Metturo viveu uma vida de humilhação e violência verbal e psicológica. Mais uma vez foi curado com ajuda da terapia e da espiritualidade, pois sua crença em Deus e na sua religião o ajudou. Hoje trabalha como digital influencer e artista independente compartilhando seu estilo de vida e sua trajetória com objetivo de inspirar pessoas e levantar assuntos importantes como bullying e descriminação mostrando que todos podem alcançar os seus sonhos mesmo com as dificuldades da vida.
Para conhecer e acompanhar mais sobre o Metturo seu Instagram é @metturo e você também pode encontrar e ouvir sua músicas no Spotify e YouTube como Metturo.