Por meio da iniciativa Arte na Rua, poesia ganha vida em diversos pontos da cidade.
O que um poeta pode fazer por uma cidade? Como um poema pode mudar um dia? Acreditando na força transformadora da poesia, a Globo realiza, no próximo dia 21, uma nova edição do Arte na Rua, em comemoração ao Dia Mundial da Poesia.
O Arte na Rua vai estar em estações de metrô e avenidas de São Paulo com mais de 50 poetas de diferentes vertentes, promovendo Saraus, Batalhas de MC’s e Slams – competições de poesia falada e performática, analisadas por júri popular. A iniciativa promete surpreender, divertir e emocionar as pessoas, além de transformar a segunda-feira cinza em um sábado de sol.
Em uma iniciativa totalmente inusitada, os “Poetas Ambulantes”, inspirados na atividade dos vendedores ambulantes, levarão a poesia às pessoas, por meio de saraus itinerantes nas estações de metrô.
Na ação ‘O menor sarau do mundo’, poetas com guarda-chuva com diversos poemas pendurados em suas pontas, farão recitais individuais de micro contos de autores contemporâneos da literatura independente e marginal.
Para quem está preso no trânsito, o ‘Poesia na Faixa’ declama versos em megafones e distribui poesias aos pedestres e motoristas.
Dentre outras ações, o poeta Daniel Viana com seu projeto ‘Bala_vras’ compõem poemas com palavras sorteadas pelo público em um baleiro.
E, para quem quiser arriscar versos, máquinas de escrever estarão disponíveis, no ‘Poema Coletivo’, para estimular a construção de um grande poema.
“Ao celebrar o Dia Mundial da Poesia, o Arte na Rua reúne poetas e artistas de diversas vertentes e leva esse conteúdo poético para a população, em locais onde geralmente não se encontra esse tipo de iniciativa. Isso deve surpreender positivamente as pessoas no seu trajeto cotidiano, além de proporcionar momentos interessantes, lúdicos e alegres”, comenta Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da Globo em São Paulo.
Nas redes sociais, a Globo também convida o paulistano a compartilhar poesias próprias e fotos da cidade em diferentes linguagens por meio das hashtags #artenarua e #globo.
Programação*:
Das 7h às 8h30 – Poesia na faixa com Poetas do Tietê
Radial Leste x Rua do Hipódromo
Das 8h às 19h – Poema coletivo
Estação Sé
Das 10h às 13h – Bala_vras – Daniel Viana
Estação Sé
Das 11h às 12h30 – Poetas ambulantes
Estações do Metrô Ana Rosa, Paraíso, Consolação, Vila Madalena e Sé.
Das 13h às 15h – Menor sarau do mundo
Estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, República e Palmeiras- Barra Funda
Das 13h30 às 15h30 – Slam da Guilhermina
Estação Sé
Das 15h30 às 17h – Poesia na faixa – Poetas do Tietê
Avenida Itaberaba
Das 16h às 17h30 – Batalha de MC’s
Estação Sé
Das 18h às 19h30 – Poetas ambulantes
Metrô Tucuruvi, Tiradentes, Luz e Sé
Das 18h às 19h30 – Sarau dos Mesquiteiros
Estação Sé
*Programação sujeita à alterações
Mais informações em: sp.globo.com