quinta-feira, outubro 17, 2024

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Artsy Club abre unidade em Los Angeles para atuar como elo de projetos musicais entre Brasil e Estados Unidos

Quando os irmãos Juliana e Dilson Laguna fundaram a Flow Creative Core, em 2012, eles não tinham ideia das proporções que a produtora tomaria. A empresa especializada em conteúdos e experiências no universo da música, da cultura, da tecnologia e da inovação logo ganhou relevância no mercado, o que fez com que – em menos de três anos – a dupla investisse na criação de um estúdio próprio, o Artsy Club Studios.

Além de continuarem trabalhando em parceria com outras marcas, o espaço localizado na Vila Madalena, em São Paulo, permitiu o desenvolvimento de projetos autorais, como eventos, workshops e audições. A junção dessas duas frentes, em 2023, resultou no Artsy Club. Seguindo a filosofia de “more art, less corp” (mais arte e menos corporativismo, em tradução livre), eles assinaram a colaboração e a criação de mais de 200 projetos nacionais e internacionais, com empresas como a Amazon Music; já receberam em seu estúdio artistas como Mano Brown, João Donato, Pitty, Emicida e Titãs; e dialogam com o público consumidor de música por meio de estudos voltados ao mercado fonográfico e experiências intimistas com plateia. Agora, em 2024, Juliana e Dilson se preparam para mais um desafio: a abertura da primeira filial do Artsy Club no exterior, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Artsy Club abre unidade em Los Angeles para atuar como elo de projetos musicais entre Brasil e Estados Unidos
Dilson Laguna e Juliana Laguna
Créditos: Divulgação

A produtora criativa tem, desde seu início, uma boa relação com empresas e  projetos estrangeiros. Um ótimo exemplo é que eles organizam, há doze anos, a versão brasileira  do projeto inglês Sofar Sounds. Conforme outras parcerias foram surgindo, o plano de expansão ganhou contorno. “Além de trabalhar nacionalmente com projetos de outros países, também realizamos diversos trabalhos fora do Brasil, como a cobertura do Grammy Latino, em Las Vegas; o evento de lançamento do Pinterest na Cidade do México; e a produção do Sofar Sounds, em Los Angeles, na Califórnia”, explica Dilson. “Estamos maturando a ideia da expansão desde 2015, pensando no posicionamento estratégico e no potencial de mercado. Entendemos que este é o melhor momento para darmos este passo ambicioso, o que nos deixa muito empolgados”, completa. 

A primeira fase dessa nova empreitada visa a solidificação no mercado corporativo estrangeiro. “Firmamos parcerias importantes, como o lendário estúdio Sunset Sounds, que servirá de espaço para nossas produções; e a NAMM, principal feira de instrumentos musicais, áudio e iluminação, que acontece anualmente na Califórnia e em Nashville. Além do Latin Grammy, para quem produzimos conteúdo desde 2020. Agora, esperamos ampliar ainda mais nossa parceria em território americano”, afirma Juliana. O principal objetivo do Artsy Club é fazer a ponte entre empresas e iniciativas norte-americanas e brasileiras, para que projetos sejam importados e exportados de forma que façam sentido tanto mercadologicamente entre países, quanto culturalmente para o público final.

Quem representa o empreendimento de Juliana e Dilson no outro lado do continente é o artista Grecco Buratto. Músico e produtor nomeado ao Grammy, Grecco reside em Los Angeles há mais de 20 anos e irá somar no fortalecimento de laços do Artsy Club nos Estados Unidos. Ele, que já trabalhou com nomes importantes como Shakira, Gwen Stefani, Enrique Iglesias e Lionel Ritchie, tem focado sua carreira na área de produção executiva e musical. “A escolha do Grecco se deu por seu amplo conhecimento do cenário local e por sua reputação impecável. Além da nossa visão de negócios ser muito parecida, nós temos a ambição de fazer um trabalho com propósito e de alto nível. É uma honra poder contar com ele nesse novo desafio e tenho certeza que essa parceria renderá muitos frutos”, conta Dilson.

Grecco encara essa nova missão com jogo de cintura, sabendo a necessidade de também ser criativo nos negócios: “Acredito que como artista independente e produtor, também precisamos ser fluentes no lado dos negócios e isso requer criatividade. É preciso buscar diferentes formas de entregar ao cliente o que nos está sendo solicitado. Ao longo da minha carreira na indústria da música, construí uma rede de profissionais incríveis e isso tem um valor imenso”, afirma Grecco.

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