quarta-feira, novembro 20, 2024

Últimos Posts

As histórias de sucesso dos mais famosos rappers

Quando a fama chega ainda antes do diploma…

Existem histórias de sucesso e fama que começaram a ser escritas em cadernos escolares. Numa idade em que grande parte dos jovens tem como preocupação principal apresentar trabalhos notáveis, de preferência usando um bom corretor de texto online, e ter a nota máxima em uma prova, outros já começam a construir verdadeiros impérios em mensagens poderosas e gritos de revolta que só o RAP (Rhythm And Poetry – Ritmo e Poesia) consegue transmitir.

É verdade que o estilo musical foi alvo de preconceito durante anos, apontado como uma forma de espalhar o ódio e a desobediência, num gênero musical violento e muito presente nas periferias e nas classes sociais desfavorecidas. Felizmente, nos dias que correm, o rap conquistou seu lugar no  panorama musical brasileiro e do mundo, como veículo de mensagens fortes, uma forma sadia de protesto contra a pobreza, as tragédias e as injustiças.

Nomes como Gabriel o Pensador, Racionais MC’s, MV Bill ou Marcelo D2, entre muitos outros,  fazem parte da história do rap brasileiro, com músicas de indignação, de protesto social, num incentivo à luta pelos direitos sociais e humanos, para reivindicar dignidade, o fim das desigualdades raciais e sociais, com histórias de superação, coragem e luta.

Eminem

É talvez o nome maior do rap mundial. Marshall Bruce Mathers III, aka Eminem, começou seu percurso musical aos 14 anos. Oriundo de uma família monoparental, com sua mãe lutando pelo sustento da família, em condições de pobreza e dificuldades, Marshall frequentava a Lincoln High School, em Warren, Estados Unidos, quando começou a participar em suas primeiras batalhas de freestyle (improviso). Com pseudônimos como “M&M” e “Soul Intent”, se tornou famoso como Eminem.

A famar haveria de chegar em 1999, com o seu disco “The Slim Shady LP”, distinguido como Melhor Álbum de Rap do Ano com um Grammy Award e consolidada com o trabalho “The Marshall Mathers LP”, em 2000, o álbum mais vendido na história dos Estados Unidos.

Sua autobiografia é um relato cruel de suas lutas contra a pobreza, as drogas, a fama e a depressão, bem presentes nas letras de suas músicas.

50 Cent

Curtis James Jackson III, pseudônimo 50 Cent, ficou famoso pelos seus álbuns “Get Rich or Die Tryin”, de 2003 e “The Massacre”, de 2005, com mais de 13 milhões de cópias vendidas.

Sua infância foi marcada pela pobreza e pela morte. Curtis ficou órfão aos 13 anos, ficando à guarda dos seus avós.

Na Andrew Jackson High School começou a escrever sua história (não da melhor maneira), repartindo seu tempo entre o ringue de boxe e a venda de crack.

Seu percurso na música começou a escrever-se em 1996, interrompido em 2000, após 50 Cent ser baleado em 2000, mas a fama haveria de chegar pela mão de Eminem, em 2002, que convidou o rapper a assinar um contrato milionário.

Froid

Renato Alves Menezes Barreto nasceu em Belo Horizonte, em 1993.

Com 18 anos, fundou o grupo Um Barril de Rap e sua notoriedade foi crescendo graças a suas participações em batalhas de freestyle. Sua primeira turnê nacional em 2018 colocou seu nome na história do rap nacional. 

Suas músicas abordam os problemas sociais brasileiros, com comentários políticos e sociais que não deixam ninguém indiferente. Uma de suas músicas mais famosas é “Pseudosocial”, onde o rapper faz duras críticas ao ensino e à formação dos cidadãos:

…O futuro terá cura, o futuro é literatura

Escolástica, matemática, é mágica pura

Sem assediar alunas sem censuras

“Num” espaço mais aberto pra filosofar cultura

Preciso debater assuntos como o aborto e a erva

O estado vai encher vocês com o máximo de merda

Seus olhos vão arder, são muitos anos na caverna

Precisamos de um PC que desinstale o caos da terra…

in Pseudosocial, Froid

Racionais MC’s

O grupo de rap mais famoso do Brasil. Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, em 1988. Suas músicas atravessam temas como violência, crime, preconceito, drogas e outras tantas dificuldades dos jovens pobres das periferias brasileiras.

De entre seus mais famosos álbuns, destaque para “Raio X Brasil”, “Sobrevivendo no Inferno” e “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia”.

Pedro Paulo Soares Pereira, Paulo Eduardo Salvador, Edivaldo Pereira Alves e Kleber Geraldo Lelis Simões, integrantes dos Racionais MC’s, começaram cedo a escrever sua história de sucesso e a fama os tornou um dos grupos musicais mais influentes do Brasil.

Jesus Chorou”, tema lançado em 2002, dá conta da angústia e tristeza, da solidão e da perda, mas também da esperança de um povo.

“Do que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?

O vento não, ele é suave, mas é frio e implacável

(É quente) Borrou a letra triste do poeta

(Só) Correu no rosto pardo do profeta

Verme, sai da retaEsse é o seu B.O. pra eternidade

Diz que homem não chora

A lágrima de um homem vai cair

Tá bom, falou

Não vai pra grupo irmão, aí

Jesus chorou!”

in Jesus Chorou, Racionais MC’s

Post Malone

Austin Richard Post, conhecido como Post Malone, mistura rap, hip hop, pop e R&B nos seus temas.

Nascido em 1995, o artista tem uma fortuna avaliada em mais de 25 milhões de USD e tudo começou quando Malone, ainda com 14 anos, criou sua primeira mixtape, ainda estudante na Grapevine High School. No ensino médio foi eleito por seus colegas como “o mais provável de se tornar famoso”.

Singles como “Congratulations”, “Circles” ou “Rockstar” quebraram vários recordes e passaram mais de um ano no top de visualizações.

Ainda que muitos o considerem um rapper, o artista não quer associar-se a nenhum gênero musical e continua a escrever temas com os quais se identifica.

Estes são apenas alguns dos rappers mais famosos, cujos percursos de sucesso se começaram a escrever ainda nos liceus ou espaços escolares e que levaram (e levam) sua voz e suas críticas ao mundo através da música.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca