Com uma temática que aborda a superação de obstáculos, a busca por propósito e o ato de inspirar o próximo, “Inspirar” é, segundo Aya, um espelho de sua própria jornada pessoal: “A canção é um reflexo da minha própria caminhada de autodescoberta e empoderamento”.
Isso também se encontra com a jornada de Flavia, responsável por criar a harmonia da música: “Quando nos juntamos para criar essa música, disse para a Aya que gostaria de fazer uma música que falasse sobre liberdade, sobre ser quem você é e não o que as pessoas querem que você seja. Pensei nos acordes da música exatamente com isso em mente, trazer uma sonoridade que inspirasse o ouvinte a essa liberdade”. Disponível em todas as plataformas digitais.
A produção de Duda Raupp resultou em um beat incrível, com timbres que misturam influências do soul dos anos 70 e do R&B atual, além da linha de baixo groovada que reforça as influências dos três artistas. As referências que inspiraram o single incluem artistas icônicos como Michael Jackson, Lalah Hathaway, Destiny’s Child, Justin Timberlake e a banda Moonchild, criando uma sonoridade que equilibra elementos clássicos e modernos. Os teclados, gravados por Nichollas Maia, adicionam ainda mais textura e profundidade à faixa.
Além disso, Flavia K e Aya criaram arranjos e camadas vocais instigantes que dão à faixa uma identidade marcante. A combinação das vozes das artistas traz texturas diferentes das músicas da discografia de cada uma separadamente, destacando as suas influências enquanto trazem algo novo e autêntico.
Produzir “Inspirar” foi um processo colaborativo e fluido. Duda Raupp destaca: “A Flavia e a Aya, além de serem artistas incríveis, são pessoas maravilhosas de trabalhar. Nos reunimos no estúdio em São Paulo, desenvolvemos as primeiras ideias juntos e continuamos à distância, trocando sugestões até chegar ao resultado final. Pra mim, a música se tornou algo muito especial justamente pela fluidez do processo, que todo mundo teve a liberdade de criar e se expressar musicalmente através dela.”