Então, lembra quando a Azealia Banks resolveu jogar todas as suas opiniões políticas no Twitter detonando o candidato à presidência Donald Trump e disse que Sarah Palin deveria ser estuprada por um homem negro após apoiar Trump e dizer que a escravidão não foi forçada aos negros norte-americanos?
Então. A polêmica continua.
Só explicando para quem não tem acompanhado o processo eleitoral norte-americano esse ano. Três nomes são fortes para a próximo eleição. Do partido republicano, que é o partido conservador, está concorrendo Donald Trump que, para dizer o mínimo, propõe ações contra as populações negras e latinas nos EUA, sendo considerado racista. Do partido democrático, dois nomes estão concorrendo (e um deles apenas sairá como candidato oficial): Hilary Clinton, que propões ações intermediárias (nem de esquerda, nem de direita) e Bernie Sanders, um dos primeiros possíveis condidatos à presidência dos EUA que é assumidamente socialista.
Dito isso, Azealia Banks não tem usado de meias palavras para descer a lenha em Trump e em que o apoia. Até a semana passada quando Azealia começou a descer a lenha em Hilary Clinton e a defender Trump: “Eu realmente quero que Donald Trump ganhe as próximas eleições”. “O Trump é um filho da puta, mas pelo menos ele não foi programado para fazer e dizer o que a instituição quer que ele faça, Trump quer que os EUA sejam pródigos…para todos nós. Eu fodidamente consigo lidar com isso!”.
Aí um dos fãs da rapper fez a pergunta óbvia “Mas o Trump não é racista?”, ao que Banks respondeu: “E eu também sou! … risos. Racismo/Racialismo é algo costurado na fábrica da nossa nação. É a porra das pessoas que nós somos! Tentar ser politicamente correto e fingir que nós não somos racializados/racistas não é bom para a cultura. Censura é algo chato! Censura é um lixo. Televisão e Filmes são coisas muito mais chatas agora por causa disso. Ninguém mais pode falar nada nunca.” E ainda completou dizendo que “Somente por sermos americanos e desejarmos o Sonho Americano, isso faz de nós necessariamente racializados/racistas.”
E porque, então, Azealia não pensou em votar em Hilary Clinton? “Hilary foi treinada para a presidência. Ela é outro robô da instituição americana que quer levar para frente uma agenda política. A Hilary fala para as pessoas negras como se fossem crianças ou animais de estimação. Eu não consigo lidar com ela”.
Polêmica. Conhecendo os movimentos sociais brasileiros e os movimentos negros e feministas, seria possível imaginar uma série de questionamentos possíveis às falas de Azealia. Mas também não podemos deixar de pensar o quanto deve ser foda ser negro dos EUA no contexto dessas eleições: de um lado um candidato conservador e racista, mas que expõe tudo o que pensa, e do outro lado uma candidata democrata que tem um discurso inclusivo, mas não leva a sério as demandas da população negra. Nada fácil.
Nós, do ZonaSuburbana, apenas lembramos que, independentemente de quem ganhe as eleições presidenciais nos EUA, somos contra qualquer tipo de discriminação étnica e/ou racial seja de forma implícita ou explícita e reconhecemos a legitimidade e necessidade da garantia de direitos da população negra ao redor do mundo.
I REALLY want Donald Trump to win the election.
— BRUJA DEL BLOQUE (@AZEALIABANKS) 7 de maio de 2016
So am I ! …. lol. Racism/Racialism is sewn into the fabric of our nation. It’s just who the fuck we are. https://t.co/8Uru0AL6Qb
— BRUJA DEL BLOQUE (@AZEALIABANKS) 7 de maio de 2016
https://twitter.com/AZEALIABANKS/status/729053315460435968