Foram quatro dias intensos do melhor do breaking internacional no Velódromo do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. B-Boys e B–B-Girls – como são chamados os praticantes da dança, que estreia como modalidade olímpica em Paris 2024 – do Brasil, Rússia, Alemanha, França, Argentina, Estados Unidos, Cazaquistão, Japão, Holanda e outros países se enfrentaram em batalhas que fizeram o público delirar.
E teve brasileiro saindo vencedor na final: o mineiro Gilberto Araújo, mais conhecido como B-Boy Rato, venceu a disputa com o holandês Lee, ganhando o título da segunda edição do Breaking do Verão. Na batalha feminina, a B-Girl russa Kastet levou a melhor na disputa com a francesa Sarah Bee.
Com realização da agência Fábrica, o evento é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras, patrocínio de Cheetos® e Redley e apoio da Red Bull, Sprite e Dorflex.
As semifinais masculinas, também disputadas hoje, ficaram entre os B-Boys Alvin, da Venezuela X Lee, e Rato X Amir, do Cazaquistão. Já as femininas ficaram com Kastet X a japonesa Ami, e a brasileira Maia X Sarah Bee.
Com o dobro de dias em relação à primeira edição, o evento contou com atletas convidados, além dos inscritos nas eliminatórias na competição, que aconteceram nos dias 19 e 20 de janeiro. O Breaking do Verão tem curadoria técnica do B-Boy Pelezinho.
O time de jurados foi composto pelo b-boy americano RoxRite, o primeiro a somar 100 vitórias no Red Bull BC One All Star, o b-boy argelino-francês Lilou, um dos nomes mais emblemáticos da cena Breaking mundial e a b-girl Bibi, uma das criadoras do grupo exclusivamente feminino We Can do It, ao lado das b-girls Natha e Day.
“”Estamos extremamente felizes em realizar a segunda edição do Breaking do Verão. Em 2023 conseguimos trazer novos patrocínios que nos permitiu realizar um evento ainda maior, abrindo vagas para eliminatórias e tornando o BDV mais democrático. Nosso objetivo é trazer mais visibilidade no Brasil para essa nova modalidade olímpica que vem crescendo muito. O breaking é uma ferramenta de transformação social fortíssima e quanto maior a exposição, mais conseguiremos atingir a população” afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.
A competição teve transmissão ao vivo pelo Sportv no sábado (21), quando aconteceram as oitavas e quartas de finais. E pela TV Globo no domingo (22), quando foram realizadas as semifinais e as finais. Após o término das disputas, o Breaking do Verão ainda contou com show de Kiaz, artista carioca com influências de R&B, trap e afrobeat.
Durante o evento, o BDV também promoveu um bate-papo com o CNDD Breaking – Departamento de Breaking do Conselho Nacional de Dança Desportiva – sobre as Olimpíadas 2024 e um workshop com o b-boy Lilou, que compôs o time de jurados.