No sábado, 3, Issei Hori venceu Hong 10, um dos favoritos dos jurados na etapa mundial do maior campeonato de break dance do mundo
No primeiro sábado de dezembro, o japonês Issei Hori foi o grande vencedor do maior campeonato de break dance do mundo, o Red Bull BC One. Com apenas dezenove anos, Issei derrotou o coreano Kim Hong-Yeok – mais conhecido como Hong 10 –, bicampeão mundial e já veterano, com participação nas últimas 12 edições da disputa, que, neste ano, aconteceu em Nagoya, no Japão.
A bagagem do coreano surpreendeu Issei: “12 anos? Isso é mais que uma década de experiência no break que eu não tenho!”, comentou o vencedor sobre seu adversário, enquanto saía do palco do Ginásio da Prefeitura de Aichi, onde aconteceu o evento. Ele, que era um dos favoritos entre o público, vem da ilha Kyushu, ao sul do Japão. “Tem sido maravilhoso. As pessoas foram muito solidárias e, até agora, esse é o maior show que já fiz parte. Eu estou muito feliz”, comemorou.
Já Hong 10, vencedor das edições de 2010 e 2013 do Red Bull BC One, ficou desapontado ao ver seu terceiro título mundial escapar. “Isso foi um choque para mim. Estou ficando velho…Ser b-boy é difícil, nós podemos usar da nossa experiência, é claro, mas também temos que contar com nosso físico. Eu tenho que encontrar uma maneira de me aperfeiçoar”, desabafou. Mas não deixou de elogiar o adversário: “Issei é um ótimo b-boy. Ele faz de toda batalha uma final. É o melhor entre os mais novos e até mesmo entre os mais velhos”, diz.
O Red Bull BC One é uma celebração global do Hip Hop, que combina dança, música, estilo e arte e é acompanhada por milhares de pessoas todos os anos. Desde seu início, em 2004, o evento se transformou na maior competição de breakdancing do mundo, atraindo os melhores breakers do planeta. Nos últimos doze anos, o Red Bull BC One passou pela Suíça, Alemanha, Brasil, África do Sul, França, EUA, Japão, Coréia do Sul e Itália.
Assista a grande final entre Issei Hori (Japão) e Hong 10 (Coreia do Sul):
Confira também a batalha entre Neguin (Brasil) e Bruce Almighty (Portugal):