O rapper baiano Baco Exu do Blues, lança seu segundo álbum de estúdio, “Bluesman” (estilizada como BLVESMAN). Produzido pelo próprio Baco, o álbum alinha nove músicas no repertório autoral. O disco foi formatado com beats de Portugal, DKVPZ e JLZ.
“Bluesman” tem participações de Tim Bernardes, da cantora 1lum4 (Ilume) e do Tuyo, trio curitibano de afrofolk.
Baco surpreendeu o universo do hip hop nacional com seu primeiro álbum solo, “Esú”, se impondo como uma das grandes revelações da música brasileira no ano passado.
Sobre a capa, Baco diz: “Essa foto é uma das imagens mais libertadoras que eu já vi. O ser BLUESMAN é não ser o que os outros esperam, é nao se enquadrar em rótulos ou estereótipos, e essa foto do João Wainer de um negro dentro do Carandiru, um dos maiores presídios que o Brasil já teve, representa isso! Com todo esse peso, a foto só exala arte e isso é BLUESMAN PRA C******!!!”. Ouça nas plataformas digitais.
Sobre as faixas Baco relatou nas redes sociais:
01. BLUESMAN
Eu sou o primeiro ritmo a formar pretos ricos
O primeiro ritmo que tornou pretos livres
Anel no dedo em cada um dos cinco
Vento na minha cara eu me sinto vivo
A partir de agora considero tudo Blues
O samba é Blues, o rock é Blues, o jazz é Blues
O funk é Blues, o soul é Blues
Eu sou Exu do Blues
Tudo que quando era preto era do demônio
E depois virou branco e foi aceito eu vou chamar de Blues
Jesus é Blues.
02. Queima Minha Pele
Essa música tem a participação do Tim Bernardes e foi feita de forma muito doida eu tinha um refrão na cabeça mostrei pra ele na mesma hora em ele fez o piano e botou a dor necessária pra o refrão com sua voz admiro muito esse cara e foi uma honra trabalhar com ele! Depois da melodia e do refrão pronto eu ainda não conseguia escrever os versos eu acabei escrevendo o verso enquanto os meninos do @dkvpz019 finalizam o beat dentro do estúdio. Ela foi feita com urgência ela precisava ser feita e foi concluída nos 45 do segundo tempo quando escuto essa música sinto a dor do blues sem necessariamente estar ouvindo blues.
03. Me Desculpa Jay-Z
Essa música tem a participação da 1lum3 começou com um refrão que eu fiz pensando em mim e a letra acabou indo pra outros lados. Nela eu me entrego a bipolaridade e as inseguranças da minha vida é uma entrega muito pessoal mas ao mesmo tempo algo que eu acho que dialoga com todos assumir suas fraquezas e algo fundamental para supera-las e alcançar seus sonhos o primeiro nome dessa música era Blues da Bipolaridade mas acabou virando me desculpa Jay-Z te amo Beyonce.
04. Minotauro de Borges
Essa música é sobre a lógica da monstruosidade em um jogo de velar e revelar o monstro; o desaparecimento do Minotauro como sintoma de uma sociedade que experimenta a contração da monstruosidade e da anomalia: o monstro imaginário criado de forma precipitada por você mesmo. Quais os fatos que te levam a acreditar na maldade do próximo? O que te dá a certeza do medo? Você não sabe a história por traz dos violões que sua mente cria.
05. Kanye West da Bahia
Considerado um dos maiores gênios da produção e criação e rodeado de polemicas em sua volta o Kanye é uma pessoa que não se rotula a nada e isso em sua essência é ser bluesman o fato de ser da Bahia além de tá conectado ao fato da minha origem faz alusão também ao fato que na minha terra extrema direita não se cria o que é contrário à posição política antiga do Kanye mesmo ele já tendo se arrependido.
06. Flamingos
Participação dos meus queridos da @oituyo pra mim é a mistura de tudo de exalta samba com uma valsa em paris essa música é com certeza pra todos define muito bem o termo Vileiro Lover do @santinbatida é pra chorar e sentir apenas meu primeiro pagode em um disco de blues.
07. Girassóis de Van Gogh
Essa música é sobre a pintura de Van Gogh 12 girassóis em uma jarra e o que ela me transmitiu. A procura pela cor perfeita a obsessão de ter que retratar de forma rápida algo que pode “murchar” a qualquer momento me trouxe um sentimento de não estar sozinho. Eu imagino que cada girassol estava apontado pra ele enquanto ele pintava e o fato de na tela eles estarem em posições diferentes faz um mapa dos ângulos que foram pintados gosto de acreditar que o pintor se viu como o sol em cada traço da tela e sua obra o perseguiu assim como as flores fazem.
08. Preto e Prata
Entre muitas teorias e loucuras acho que chegamos no lugar perfeito, você também faz parte dessa faixa!! Ela é sobre um movimento paralelo dentro do movimento Bluesman não quero explicar muito ainda vocês tão tão bonitinhos entretidos pensando e criando as próprias teorias. Mas posso dizer que não entendo a sua procura pelo ouro.
09. B.B King
Uso o nome do rei do blues como título da faixa por ser uma faixa sobre autovalor sobre se achar foda. Ser bom a ponto do difícil parecer fácil como ele faz ao tocar a guitarra. Essa música explica muito bem o que é ser um Bluesman e deixa claro que não vamos nos enquadrar ou se limitar ao que os outros querem.