A cultura popular é rica em substâncias do imaginário: histórias, lembranças e fantasia. Em seu novo projeto, o BaianaSystem se une à Nação Zumbi numa celebração pela memória cultural. A faixa “Alfazema”, lançada antes do Carnaval pelo slap, ganha agora sua expressão audiovisual.
Dirigida por Filipe Cartaxo e Filipe Bezerra (Máquina de Louco) e co-produzido pela Anonimaprod, a peça foi gravada inteiramente em Salvador e reúne cenas captadas em festejos populares – com destaque para o dia 02 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, onde centenas de pessoas dividem lugar para cumprir promessas e presentear oferendas a Yemanjá. Alfazema tem aroma da lavanda, conhecido por quem já viu o desfile do Afoxé Filhos de Gandhy e popularizado nos carnavais de rua de antigamente. São cenas com cheiro, flashs da folia.
Os carnavais da Bahia e de Pernambuco estão ligados por frevos e tambores. Por lembranças e histórias, cheiros e memórias. Das ruas e dos becos, das festas de Santo e das festas de Largo. Das caminhadas e dos carnavais. O cenário é sempre repleto de energia e intensidade. “Alfazema” chega como uma oferenda, que agradece mas que também expressa proteção e respeito.