A DJ, comunicadora e influenciadora TamY lança o seu primeiro EP: o “Baile da TamY”. Além da música inédita “Capetão do Mato”, feat com WJ, o projeto traz todas as faixas lançadas pela artista ao longo deste ano. O EP, que já está disponível em todas as plataformas de áudio, chega como uma homenagem à música preta.
O lançamento na semana da Consciência Negra tem como intuito provocar uma reflexão sobre gêneros musicais que nasceram da cultura negra, mas que, de alguma forma, se desconectaram de sua origem ao longo da história. “A sonoridade desse projeto é bem diversa com house, pop, rap e outros elementos musicais. Sempre falo sobre diversidade em tudo na minha vida e na música não poderia ser diferente. O EP também tem uma música com cunho um pouco mais político porque é fundamental levantar algumas questões para discussão na sociedade“, conta a artista.
O “Baile da TamY” joga luz em novos nomes da Black Music brasileira com a curadoria e visão da DJ, refletindo os seus mais de 15 anos de carreira nas pistas e também na pesquisa musical. Cada faixa do EP conta um capítulo da história da música preta, onde DJ TamY é a maestra, e seus feats, interlocutores de cada episódio representando um subgênero.
As faixas “Baile da TamY” (feat Izrra e Shury) e “Não Vou Falar de Amor” (feat LOH e Pablo Bispo) resgatam a essência da House Music, gênero musical que surgiu na nascente da Black Music e com o tempo se distanciou da sua origem. As múltiplas facetas da Black Music no Brasil estão no lançamento em subgêneros como o Dance, R&B e Trap. A influência desses ritmos está presente nas faixas “Daminarara”, “Flash” e até no instrumental de “Não Fuja de Mim”.
A parte crítica e menos festiva do Baile é a faixa “Capetão do Mato”, interpretada por WJ. Ele é compositor, cantor, poeta, diretor, ator e modelo, que ganhou notoriedade nacional e internacional em 2017 com o lançamento de sua poesia “Século XXI”. A música com TamY aponta as atitudes incoerentes dentro da própria comunidade negra, lembrando que ter consciência é uma ação coletiva e que deve partir também de dentro, em busca de fortalecimento perante a sociedade.
Para esse projeto, TamY reuniu grandes nomes da produção e da música brasileira. Um deles é Pablo Bispo, compositor e produtor responsável por diversos hits de Ludmilla, Preta Gil, Pabllo Vittar, Anitta, entre outros nomes. A cantora e compositora LOH também é parceira do TamY no Baile. A capixaba lançou aos 17 anos seu primeiro single, “Você Sabe”, e já se apresentou no Palco Sunset do Rock in Rio ao lado de Xamã e Lennon.
Outra parceira é Shury, artista nascida em Duque de Caxias, na baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Ela é conhecida pelo seu flow marcante e a forma que expressa sua liberdade e vivência da quebrada. Atualmente, suas faixas já somam mais de um milhão de plays nas plataformas de streaming. TamY também traz para o seu EP o cantor Izrra, um dos participantes do The Voice Brasil 2020. Ele foi finalista do reality representando o time de Carlinhos Brown, apresentando para o público uma sonoridade forte de Black Music e Urban.