Após o lançamento, em julho, do single “Booyaka”, ao lado da catarinense MC Versa, o rapper viamonense Baltazar MC lança (11/10/2024) com um novo disparo rítmico para somar-se à sua já prodigiosa produção musical. Trata-se de “O Sentido da Vida”, canção cuja sonoridade chega embebida em rap, jazz e gêneros como rock e pop. Desta vez, Baltazar buscou inspiração, entre outras fontes, no grupo de hip-hop norte-americano A Tribe Called Quest.
Produzida por Jay-Gueto a faixa “O Sentido da Vida”, conta com participações de duas verdadeiras lendas do cenário riograndense. Uma delas é o saxofonista King Jim (com seus 40 anos de carreira e um dos fundadores dos Garotos da Rua). O outro “feat” traz para dentro da música Njay, que atua como MC e percussionista da prestigiada banda Ultramen.
“Conheci King Jim em um acaso da vida, através de um show que fiz com Carlinhos Carneiro, da Bidê ou Balde. O ‘King’ me viu passando o som e adorou minhas rimas. A partir daquele momento trocamos contato e daí começamos a trabalhar algumas ideias, fizemos um show juntos no Festival CapoTraste e, no mesmo dia, conheci pessoalmente o Njay, o qual também apresentou-se no festival. Acabei criando uma relação com ambos e essa amizade estendeu-se para a canção ‘O Sentido da Vida'”, explica Baltazar.
A canção, diz o rapper e criador da letra, aborda em suas rimas assuntos e temas como, por exemplo, superação, sonhos, determinação e conquistas. Na capa do single “O Sentido da Vida”, feita por Gabriel Simch e idealizada por Baltazar, a arte remete ao Orixá Iroko, que na cultura Yorubá representa o tempo, regendo a ancestralidade e a sabedoria. Iroko, lucida Baltazar MC, foi o primeiro Orixá a descer para a Terra, a primeira árvore plantada, quando os orixás se reúnem para decidirem os rumos da humanidade (Iroko é quem toma nota de tudo e decide o tempo de cada acontecimento). Ideia que casa muito bem com a música pelas participações serem de uma geração anterior a de Baltazar, e ambos os três estarem há muitos anos correndo pela arte.
Outro ponto também é que na cultura Hip Hop exalta-se muito esta virtude de valorizar seus antecessores. O single “O Sentido da Vida” pode ser ouvido em todas as plataformas de áudio.