A Batalha da Matrix serve de palco para esse fenômeno social que é o RAP, e tornou-se o evento mais frequente da cidade de São Bernardo do Campo desde que foi fundada, em maio de 2013.
Neste ano, a Batalha celebra seu 11o aniversário no dia 11 de maio, com atrações de discotecagem, três shows e onze batalhas com grandes MCs (do inglês “Master of Cerimonies” / em português “Mestres de Cerimônia” – da cena (16 no total), em um evento que irá das 13 às 21h15.
“A Batalha da Matrix é considerada uma das mais tradicionais no estado de São Paulo, sendo que grandes nomes do Freestyle e da música Rap já passaram por aqui. A história da BDM é um símbolo de resistência e consciência política na ocupação de espaço público para fomentar a cultura de uma região“, comenta Lucas Fonseca do Vale, um dos fundadores do evento.
A organização do evento espera entre 3.500 e 4.000 pessoas. Haverá a tradicional arrecadação de alimentos. Na edição anterior, foi arrecadada 1 tonelada de alimentos, doada para a Cozinha Solidária do MTST. Este ano, a entrada para o evento é de 1kg de alimento não perecível (não obrigatório).
O formato da Batalha da Matrix deste ano é o “Jogo Sujo”. É um formato que irá chamar a atenção para uma nova dinâmica. Como funciona o Jogo Sujo:
PRÉ-BATALHA
- 16 MCS são convidados
- Os MCS são divulgados individualmente nos flyers e chamadas do evento
ABERTURA
- Chegando no palco, 8 MCS, um por vez, serão sorteados numericamente para escolher suas duplas a dedo, como no futebol de rua. Começa aí o jogo sujo.
- 8 duplas são escolhidas.
1ª FASE – 4 BATALHAS DE DUPLA
- A primeira fase é em duplas. Naturalmente, um MC, ao escolher quem vai ser sua dupla, optará por algum MC bom ou favorito.
- A primeira fase acontece dessa forma, em duplas.
2ª FASE – 4 BATALHAS INDIVIDUAIS
- Na segunda fase, os dois MCS de cada dupla viram oponentes, e batalham um contra o outro. Portanto, o que favoreceu anteriormente, pode ser um tiro no pé nesta fase. Está aí o jogo sujo.
SEMIFINAL – CARTAS ARMADILHA (4 CARTAS) - Na semifinal, o jogo segue individual e, a partir deste momento, existem cartas com armadilhas para serem usadas pelos MCS apenas no terceiro round, se ele acontecer, fazendo com que o objetivo seja tentar não levar ao terceiro round, pois haverão cartas armadilhas.
- As cartas armadilhas ainda serão definidas. Mas serão truques para dificultar o terceiro round do oponente. Estas cartas serão mostradas para a câmera, e narradas para o público.
FINAL – CARTAS CORINGA (4 CARTAS)
- Na final, acontece 1×1 (em alusão aos números de 11 anos, 1×1). E se houver um terceiro round, existirão cartas armadilhas coringa especiais para a final, com um nível de dificuldade maior para o oponente, mas que também terá um contra-efeito contra si.
Serviço:
11o aniversário da Batalha da Matrix
Quando: 11/05/2024
Horário: das 13hs às 21h15
Onde: Parque da Juventude Città Di Maróstica – Av. Armando Ítalo Setti, 65 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP