A Batalha da Matrix, de São Bernardo do Campo, está lançando um selo totalmente independente de gravadora chamado Direto da Matrix (@diretodamatrix), um coletivo organizador repleto de artistas e produtores. “Vimos nisso a oportunidade de organizar nossos lançamentos de forma conjunta”, disse Lucas Fonseca do Vale, um dos fundadores da Batalha.
Lucas afirma que esse é um reflexo do quanto o RAP se tornou importante para o cenário musical nacional.
A princípio, a Direto da Matrix representará os MCs dovaLe, Henrique Zas, Raul Conrado, MGO, Rato MR-13, TR, Calado, e os produtores DJ Fino, Roccha e Calado Beats. O próximo lançamento do selo será em meados de dezembro, e eles pretendem fechar nove artistas no primeiro ano.
De acordo com Lucas, “essa música é uma música de fim de ano, mas que pode marcar um momento para sempre. Acreditamos que a adição dela às playlists editoriais do Spotify pode alavancar, e muito, este lançamento. É uma música para trazer alegria, para incluir na playlist e tocar nas festas com amigos e família”, diz. “É de extrema importância estar na prateleira de outras músicas que também trazem essa energia, pois a música ao ser sugerida pode ser favoritada, incluída à playlists pessoais, e isso consequentemente trará crescimento e mais visualizações. As playlists são uma ferramenta muito importante, dentro de todo o processo que é o lançamento de uma música. Elas ajudam a distribuir a arte para um público novo, que é essencial para artistas ainda desconhecidos, como nós”.
Recentemente a Batalha da Matrix completou 11 anos, em um evento que reuniu mais de 4 mil pessoas. A Batalha é considerada uma das mais tradicionais no estado de São Paulo, sendo que grandes nomes do Freestyle e da música Rap já passaram por lá. A história da BDM é um símbolo de resistência e conscientização política da ocupação de espaço público para fomentar a cultura do Grande ABC.