sexta-feira, novembro 22, 2024

Últimos Posts

2000: Birdman revela como construiu seu império

[Edição de Setembro de 2000 da XXL]

Cash Money tornou-se um dos maiores impérios da música rep na história. Na edição de Setembro de 2000 da XXL, eles contataram Birdman (também conhecido como Baby) para discutir o que é mais importante na construção de um negócio e como ele fez seus artistas começarem do fundo antes que eles fossem conhecidos mundialmente. Abaixo, a versão original, escrita por Bryan “Baby” Williams, como disse a Vanessa Satten (editora da XXL).

Mannie Fresh, Birdman, Slim, Lil Wayne, BG – Circa 2001

Birdman: Eu e meu irmão [Ronald “Slim” Williams] começamos o selo [Cash Money] porque nós estávamos apenas procurando fazer alguma coisa díspar. Nós estávamos trabalhando com nossos parentes, crescemos em uma sala de barbearia e só queríamos tentar alguma coisa díspar. Começamos na parte de trás do carro, fizemos isso por dois anos. Foda é que eu amo a música rep, é tudo o que eu sempre fiz. Estou profundamente apaixonado por isso e essa é a razão pela qual me envolvi com isso. Agora, com o nosso sucesso, não se trata de dinheiro, é amor. Quero dizer, tenho que comer, mas não deixo isso me controlar. Todos nós temos que comer.

Quando você é seu próprio chefe, você tem muito estresse, você sabe, mas eu adoro isso. Eu amo esse jogo, mas essa porra quebra muitos irmãos. Se eu tiver um problema com um novo artista, vou deixá-lo cônscio disso.

Fazer shows é algo que eu amo; eu amo amo para caralho essa porra. Eu amo o rep e fazer show. Na parte de negócios, bem, somos dois de nós, eu e meu irmão. Eu lido com isso porque eu amo isso e eu amo o dinheiro que vem com isso. Meu irmão é a outra metade e ele faz parte disso, então eu faço dele o tipo de mão paciente. Eu fico quente e estressado, mas meu irmão, ele vai sentar e ver o que dá para fazer com paciência.

Eu sinto que o jeito que eu sou é como as coisas deveriam ser. Estou aqui para ajudar as pessoas a ver um dia melhor. Isso é para nós vermos um dia melhor e isso é o que eu tento fazer com muitos manos. Eu tenho um monte de manos comigo para os projetos que estão em progresso e trabalhando para o homem branco. Eu sinto que estou dando minha vida totalmente, para que todos possamos ver um dia melhor. É definitivamente uma coisa muito familiar. Não me importo se temos prêmios ou algo assim, desde que tenhamos o respeito da nossa comunidade. Essa porra [prêmios] não importa. Nós somos reais e queremos o respeito real. Eu gosto do respeito que recebo das ruas e essa é a única parada que realmente interessa para mim, o resto dessa merda não importa. O que é importante é a nossa rapaziada curtindo nossa música e o que nós fazemos.

Sinceramente, eu sou o mano do rep e meu irmão é mais nos negócios. Quando eu olho para uma mano, eu olho para alguém que pode fazer bonito. Eu quero um mano para me mostrar o que ele tem de melhor. Rep é tudo o que ele tem. Eu peço para um mano fazer 10 músicas no local e se ele conseguir, sabe o que vou dizer a ele? “Venha comigo, mano”. E você tem que pagar taxas. Ele realmente cai para dentro e faz o que precisa ser feito.

Os caras que eu admiro e assisto nesse jogo são Russell Simmons e o caminho que ele traçou nisso e, claro, Suge Knight e também Puffy Daddy e Master P. Eu assisto todos eles fazendo o que fazem, e esses caras que eu estudo no jogo são a inspiração para eu não cometer os mesmos erros. Porque nós vamos enfrentar os mesmos problemas. Eu admiro o que eles fizeram, não desrespeito, mas eu sinto que nenhum homem poderia fazer o que fizemos e o que estamos prestes a fazer. Quero dizer, nós vendemos cerca de 20 milhões de discos em dois anos, então sinto que ninguém está fazendo o que nós estamos fazendo. Eu estou adentrando com essa parada. Algumas pessoas dizem, “Eles fizeram seu próprio negócio” e tudo mais, mas não acredito nisso. Eu estou aqui, trabalhando sem parar, continuo vendendo meus registros. Quando alguém diz que vamos esvair e tal eu deixo nas mãos de Deus. Ele trabalha por caminhos díspares, como é preciso. Pessoas filhas da puta que nem são da rua dizem que estamos caindo ou algo assim — bem, eu vou vender milhões de registros de qualquer jeito —, mas quando Deus diz o tempo ideal, vemos o que acontece. Música é música e rep é rep. Se a galera gosta, então a galera está gostando disso.

Birdman, Turk, Juvenile, Lil Wayne, Mannie Fresh, B.G. em 1999 no Billboard Music Awards em Las Vegas

Manancial: XXL Magazine

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca