No coração do Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose, o rapper BK’ — Abebe Bikila — concluiu sua turnê “ICARUS” de maneira memorável. A noite de sábado, 6 de abril, se tornou palco não só para a música potente do artista carioca, mas também para um reconhecimento significativo em sua trajetória. No encerramento de sua turnê, BK’ foi homenageado com 7 certificações de ouro, diamante e platina pela Altafonte, a distribuidora musical que acompanha sua carreira e é responsável por seus lançamentos.
As premiações foram entregues por Mônica Brandão, head de A&R da Altafonte, Alex Schiavo, presidente, e diversos integrantes do time da companhia, dando indicativos não apenas do sucesso e audiência de BK’ nas plataformas de streaming, mas da consolidação e influência de sua obra na história do rap nacional.
“Um dos maiores nomes do Rap, BK recebeu, mais do que nunca, o reconhecimento de um público recorde na Apoteose, para o gênero que ele consagra cada vez mais. Os prêmios atestam seu sucesso crescente junto ao público. Assim como o título de um dos seus álbuns mais importantes, ele é um é um Gigante”, celebrou Alex Schiavo.
A jornada musical de BK’, desde o lançamento do álbum “Castelos & Ruínas”, em 2016, até “ICARUS” (2022), reflete um percurso de constante evolução e engajamento. Na noite de sábado, o artista viu a faixa “Castelos & Ruínas”, que batiza seu primeiro álbum de estúdio, ganhar a certificação de ouro, concedida para músicas que ultrapassam 8 milhões de streams em plataformas de áudio ou 40 milhões de streams de vídeo.
Avançando no tempo, “Planos”, música do álbum “Gigantes”, de 2018, obteve o certificado de diamante, após somar mais de 60 milhões de streams. O próprio álbum “Gigantes”, lançado em outubro daquele ano, foi reconhecido com certificado de platina, o que significa ter superando os 160 milhões de streams de áudio, ou 800 milhões de streams de vídeo.
O trabalho mais recente de BK’, “ICARUS”, lançado em 2022, não só continuou essa trajetória de sucesso, também recebendo certificação de platina, mas se destacou por seu conteúdo reflexivo e engajado, estabelecendo um paralelo entre a sociedade contemporânea e o mito de Ícaro. Atualmente, o quarto álbum do artista já conta com mais de 170 milhões de plays.
Entre as faixas de “ICARUS”, “Músicas de Amor Nunca Mais” e “Amanhecer” também alcançaram premiações de ouro, enquanto “Só Me Ligar” foi reconhecida com certificado de platina.
A cerimônia nos bastidores da Praça da Apoteose foi além de comprovar a parceria de sucesso entre Altafonte e o artista. Mas sobretudo reafirmou o impacto de BK’ no cenário do rap e da música brasileira, indicando a influência duradoura que o artista e sua obra estão destinados a ter.