Stage é um rapper Angolano, das ruas da cidade de Luanda, Município de Belas (Kilamba Kiaxi), bairro Golf. Um músico 100% Rap, que busca os acontecimentos do cotidiano e o seu espaço no Hip Hop Angolano e quiçá Lusófono.
Daniel Macedo: De onde surgiu o nome Stage?
Rapper Stage: Porque os primeiros passos no movimento. foram sempre na escola nos anos passados (2005) escola Divina Providência. Participando nos espetáculos, eventos e atividades da escola. E foram sempre por cima de um palco interpretando músicos com alto nome na cultura hip hop e da musica angolana. Eu como rapper, como musico do movimento atribui me o STAGE (Língua Inglesa) que em português tem a Tradução de Palco Daí formei e comecei a charme de Rapper Stage (Rapper de Palco).
Daniel Macedo: Como e quando foi o teu primeiro contacto com o rap?
Rapper Stage: O meu primeiro contacto com o Rap, eu era muito pequeno ainda na altura tinha os meus 11, 12 anos de idade, por intermédio de amantes e Mcs da zona que faziam o mesmo.
Muito mais aprofundado nas médias Norte Americanas (Revistas, Televisões e Sites) e pelos músicos e musicas que la passavam fui para as ruas, uma vez que encontrei vários Mcs, com diferentes métricas, flows, mensagens e diferente vibes num só estilo. Eu ainda amador despercebido do meu caminho no R.A.P.
Daniel Macedo: O que é que te incentivou a fazer rap?
Rapper Stage: O que me incentivou a fazer rap, foram muitas causas, mais a principal é a paixão pelo estilo.
desde já eu sempre quis ser uma referência para o Hip Hop nacional, em geral para a musica angolana transmitir aquilo que os rappers sempre tiveram receio de mostrar (Realidade). Durante a minha carreira tenho levado sempre o rap como um estilo alternativo. interventivo, e bastante educativo. Um estilo que me possibilita expor tudo o que sinto. Até porque a sociedade em que vivo é bastante limitadora, com pouco culturismo nacional, governado por um governo Anti-Democrático, mais com um povo bastante batalhador cansado de ver, ouvir e calar.
Daniel Macedo: De onde vem a tua inspiração?
Rapper Stage: A minha inspiração vem de la de cima do altíssimo. Pois ele é razão da minha existência, do meu esforço e do meu talento posso assim dizer. As minhas inspirações vêm também: das Ruas, dos acontecimentos que la se passa. Das informações que o mudo apresenta e o estado de vida da sociedade em geral.
Daniel Macedo: Quais são as tuas mensagens nas tuas letras ?
Rapper Stage: Nas minhas musicas eu tento passar vários tipos de mensagens, seja ela positiva desde que tem a haver com a minha vida e acontecimentos verídicos, reais da sociedade em que vivo e em geral ao mundo. De qualquer forma crítica e construtiva.
Daniel Macedo: Quem teve a ideia de criar o grupo Drop Niggaz?
Rappers Stage: O meu nigga, Irmão, meu productor e ao mesmo tempo meu amigo AD No Beat foi quem deu a iniciativa da criação do grupo. Passaram assim em muitas fases nomeadas do mesmo até chegar a este nome definitivo ʺDropNiggazʺ, nomeado por mim mesmo.
Formado por intermédio de alunos e colegas da mesma instituição escolar (O Pensador do Futuro). Começamos apenas por quatro (4) elementos, todos com o mesmo curso e mesma formação académica (Técnicos Informáticos), mais com diferentes vertentes elementares da cultura Hip Hop, que em cada dia vai crescendo aos poucos.
Daniel Macedo: Estas a quantos anos no movimento hip hop?
Rapper Stage: Como já disse os meus primeiros contactos nos meus 11 e 12 anos de idade isto foi em 2005, mas só consumindo ainda as músicas e nos anos de 2006 começei a criar as minhas letras, os meus compassos e aprofundando mas o conhecimento do mesmo movimento. E em 2010 entro em estúdio, para gravações, produções e assistindo passo a passo os ensinamentos para atingir um profissionalismo.
E posso assim dizer que desde o dia em que o Hip Hop fez parte da minha vida considero a nascença da cultura em mim e que estou a 9 anos no movimento Hip Hop.
Daniel Macedo: Fala-nos um pouco sobre o teu projeto”Ep Ruas,Paz e Liberdade”(participações, produções, etc.)?
Rapper Stage: O nome deste projeto é Ruas,Paz e liberdade será um projecto 100% rap com diversidades temáticas e composições, intitulado Ruas, Paz & Liberdade (EP).
Ruas: Porque ela onde tenho as maiores possibilidades de poder apresentar as minhas potências Líricas e presença cultural. Até porque foi la onde começaram um dos primeiros da caminhada do R.A.P
Paz: é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Então venho neste projecto interagir ao Sistema nas melhorias do tipo de vida na sociedade, e não Só dirigida aos meus colegas de manter a essência da boa musica.
Liberdade: pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano.
Exigindo assim liberdade de expressão, voz do oprimido e uma visão ampla para quem estiver no obscuro (visual e mentalmente). Teremos participaçoes de bons e grandes mcs e produtores na calcultura Hip Hop e do nosso mercado:
participaçoes (musicos): A cerca das participações tive o privilégio de poder ter um dos meus ídolos no meu projecto:
Masta Força Suprema, Max Drop Mc, BG Da SN Gang, DropNiggaz, LDD E Yody buê Dred, HN Gang, DJ Soneca, Irina Félix e produções: (Eu) Rapper Stage, Mancha Beats(R.I.P), Black V, DJ Kiaku, AD No Beat, Beat Oven (Portugal), Stain Star e Alfa J.
Daniel Macedo: Quando é que teremos o teu EP nas ruas?
Rapper Stage: O meu EP não tem ainda um dia especifico para venda nas ruas mas estamos a trabalhar no sentido nê? consoante as nossas possibilidades elaborais, físicas e financeiras para que em breve as ruas tenha a probabilidade e o prazer de receber e o comercializar os meu produtos, de forma que as mensagens que nela traz atinga em todas as pessoas, raças, idades, estatutos da nossa sociedade. E se tudo Correr e Deus nos der a graça, ainda no mês de Julho teremos Ruas, Paz & Liberdade EP nas Ruas.
Daniel Macedo: Tens beef com algum rapper?
Rapper Stage: Beefs Rsrsrs. não, não tenho bifes com nenhum rapper pelo contrário eu respeito todos os músicos, pelo seu esforço e desempenho no movimento. não ha razão de entrar em beefs porque me entendo com qualquer tipo de rapper desde o Undergound até as Street.
Daniel Macedo: O rap angolano tem tido bastante feedback na CPLP(comunidade dos países de língua portuguesa),como vês a evolução do rap angolano?
Rapper Stage: A evolução está a ser bastante boa a muito aproveitável pelos novos talentos, tudo graças a algumas internacionalizações de angolanos residentes no exterior e publicação pelas mídias e outros sistemas de transmissão de mensagens.
Isto está a evoluir e a fortalecer muitos mcs e não só, todos os elementos da cultura Hip Hop e dou graças aos bons mcs e pessoas que trabalham para o engrandecimento da Cultura para já o rap angolano sempre foi muito competitivo, muito forte, muito pesado. Muitos mcs, bons rappers, bons skills, boas panches mais pouca mensagem, poucos contiudos literários e pouca criatividade temática. o Hip Hop é feita de diversidades musicais. mais o rap angolano é muito limitado isso da parte dos mcs.
Pra terminar a entrevista:
Daniel Macedo: Teu top 5 da Lusofonia?
Rapper Stage: O meu tope 5 da Lusofonia são:
1- Força Suprema (Portugal)
2- Gabriel Pensador (Brasil)
3- MCK (Angola)
4- Azagaia (Moçambique)
5- BG da SN Gang (Angola)
Daniel Macedo: Qual é o club que apoias(Asa,Kabuscorp,1º de Agosto, Inter club,Santos,Recriativo da Caála,Petro de Luanda, etc.)?
Rapper Stage: O club angolano que apoio é o Petro de Luanda.
Daniel Macedo: Livro?
Rapper Stage: Filosofia Africana.
Daniel Macedo: Escritor?
Rapper Stage: Matumona Muanamosi.
Daniel Macedo: Marca de Carro?
Rapper Stage: Toyota.
Daniel Macedo:Relojo?
Rapper Stage: Casio.
Daniel Macedo: Consola?
Rapper Stage:PSP (Playstation Portatil)
Daniel Macedo: Desporto?
Rapper Stage: Basquet.
Daniel Macedo: Língua(English,Frances ou Espanhol)?
Rapper Stage: English
Daniel Macedo: Deixe uma linha de freestyle para os leitores do blog.
Rapper Stage: Enquanto eu Faço o Rap em Alta Street Life. Niggas impressionam com cenas alugadas e Escritas dizendo que é um Freestyle. Eu não Mando Punchelines, niggaz não estão ao meu nível. E quando assunto é Biffe não mando Bombas, Faço é Estragos com projectis capaz de paralisar tua mente como a explosão de um Míssil. Underground Lusófono, sou Administrador, Hip Hop como o Macedo, meu objetivo não é ser o melhor Rapper do Mundo. Pelo Contrário pra esses Burros, é Mostrar que o Hip Hop é Inteligência neste mercado. vazio Pois a minha Caminhada é longa objetivo este trazer o Intelectualismo não Ligo os que Outros Dizem, vou continuar a Fazer o que eu Amo mas com muita Sinceridade Prova disto é a Surpresa do meu Projecto brevemente nas Ruas é Ruas, Paz & Liberdade.
Por: Daniel Macedo