A Boogie Week promove em parceria com o Google, no dia 23 de novembro, o summit “Caminhos Possíveis”, direcionado a jovens estudantes em fase de construção de carreira. O evento contará com as participações de Rhudson Victor, comediante, Bárbara Carine, escritora, palestrante e professora, e Samuel Gomes, escritor, ativista, palestrante e designer. Além de aprender com as trajetórias e vivências dos convidados, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre os caminhos possíveis de vida, carreira e produção de saberes diretamente com os profissionais, referências em suas áreas de atuação.
A participação é gratuita, com direito a certificado. As vagas são limitadas e sujeitas a confirmação. Interessados podem se inscrever neste link. Até o momento, quase 70% dos inscritos são negros. A proposta do summit é incentivar que esses jovens, ao conhecerem novos espaços, como o prédio do Google, acreditem que podem trabalhar em qualquer lugar.
“‘Caminhos Possíveis’ vai apresentar que tudo tem um caminho possível que pode facilitar a vida de uma pessoa que está querendo ter uma vida diferente em nove anos, seis ou três. Mostrar que nós – todas as pessoas que trabalham na realização da BW – estamos também todos os dias atrás de um caminho possível”, diz a empresária Eliane Dias, idealizadora da Boogie Week.
O summit “Caminhos Possíveis” terá transmissão ao vivo e também vai resultar no compartilhamento de um banco de cursos online, organizado pela Boogie Week, pensando na continuidade da formação e na abertura de caminhos para ainda mais pessoas. Os links para a transmissão do evento e para o banco de cursos serão disponibilizados nas redes sociais da Boogie Week.
Sobre os convidados
Bárbara Carine Soares Pinheiro é mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora, empresária, palestrante, influenciadora na página @uma_intelectual_diferentona, formada em Química e em Filosofia pela UFBA, além de mestra e doutora em Ensino de Química pela UFBA/UEFS. Realizou estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica – IEA/USP. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Química da UFBA. É autora de livros como @descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência e História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras (ambos finalistas do prêmio Jabuti). Idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do país. É autora do best-seller “Como ser um educador antirracista”.
Samuel Gomes, conhecido como Samuca, é um exemplo de diversidade e inclusão no ambiente corporativo. Profissional negro e LGBTQIAPN+ na publicidade, que cresceu na periferia de São Paulo. Além de sua atuação como autor e criador de conteúdo no YouTube com o canal “Guardei No Armário”, reconhecido pelo Youtube como o maior acervo de histórias LGBTQIA+ do mundo. Samuca recebeu reconhecimentos significativos, como o título de “Top Voices 2019” pelo LinkedIn e a inclusão na lista da Forbes de 2020 como um dos inovadores criadores de conteúdo negros. Samuca utiliza sua plataforma para ser uma voz ativa na promoção da diversidade e inclusão. Além de ser um influenciador digital, ele atua como apresentador no podcast “Closes & Corres,” onde compartilha histórias de sucesso e possibilidades futuras para pessoas pretas.
Exerce diversas funções, incluindo professor, consultor de diversidade, palestrante, designer gráfico e violinista. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria “Raça,” e ele desempenhou um papel crucial como líder de cultura e diversidade na empresa Play9. Recentemente, Samuca fez parte do livro “Preconceito, Uma História,” escrito por Leandro Karnal e Luiz Estevam, onde contribuiu para a discussão e conscientização sobre questões de preconceito e diversidade. E em 2024 foi autor do posfácio de um clássico da literatura mundial “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde.
Rhudson Victor, de São João de Meriti, zona oeste do Rio de Janeiro, é apresentador, roteirista, comediante e criador de conteúdo. Iniciou sua carreira indo em busca de seus sonhos com apresentações de Stand Up e com vídeos caseiros retratando a realidade de uma forma descontraída, usando seu talento e amor pelo o que faz. Realizou aberturas em shows de comediantes de referência no humor brasileiro e continuou em busca de arrancar grandes sorrisos. Conquistou um espaço e o carinho do público com seus vídeos cheios de reflexões, críticas e comédia. Com sua repercussão, foi convidado por Felipe Neto para o quadro ” HUMOR NEGRO” do seu canal no YouTube com +42M de inscritos, onde pôde compartilhar mais do seu talento. Rhudson passou pelo programa “É de casa” na Globo e foi convidado pela emissora para ser um dos apresentadores do maior reality show do Brasil: o Big Brother Brasil. Registrou sua marca com carisma e descontração, estreando o #ParadaBBB. Em 2022 entrou pro time do “No Limite” com conteúdos, comentários divertidos e entrevistas exclusivas para mídias sociais com os eliminados da semana. Também participou como apresentador principal no evento da CLEARSALE. Rhudson foi convidado para ser repórter do Desfile das Campeãs no Multishow e GloboPlay em 2023. Ainda foi convidado para escrever o Programa “Portugal Show”, produzido pelo Porta dos Fundos, que foi exibido no Multishow em 2024. Rhudson se desafia e engajar cada vez mais no mundo da moda, participando também de assuntos como: beleza e poder negro.
O summit “Caminhos Possíveis” integra a programação da Boogie Week 2024. Outras atividades e atrações serão anunciadas em breve. Em sua quarta edição, o festival multidisciplinar voltado à potência negra acontece entre os dias 20 e 29 de novembro, em São Paulo. Na programação estão o Prêmio Griô, que homenageia personalidades da cultura negra, atividades culturais com crianças, bate-papos e atrações musicais. Em apresentação única em São Paulo este ano, o grupo Racionais MCs é atração do evento nos dias 22 (ingressos esgotados) e 29 de novembro (data extra, com ingressos à venda).
A Boogie Week é idealizada por Eliane Dias, co-fundadora da Boogie Naipe, produtora que representa o Racionais MC’s. A direção executiva é de Kaire Jorge, fundador da Labbel Records, selo de trap da Boogie Naipe.
“Este ano a gente vem com um trabalho maior e para um número bem maior de pessoas. Então a nossa expectativa é fazer para as pessoas uma entrega de excelência, mostrando a cultura preta, que é ampla, acolhedora, linda. Que elas tenham tranquilidade nesses momentos que passarem com a gente, queremos ver um sorriso bonito no rosto de todo mundo”, comenta Eliane.
A idealização e a realização do evento são da Boogie Naipe e a produção da Boogie Week 2024 é da InHaus.