sábado, janeiro 18, 2025

Últimos Posts

Canal Reload lança “O Desamparo de Gabriela”, com a rapper Lívia Cruz no Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março de 2022 (terça-feira), dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Canal Reload lança um vídeo especial refletindo sobre os direitos das mulheres sobre seus próprios corpos. Acesse o link e assista “O desamparo de Gabriela”.

Ao som de hip-hop, em uma composição e performance exclusiva da rapper pernambucana Lívia Cruz para o Canal Reload, o vídeo musical conta a saga de uma adolescente de 14 (quatorze) anos que, após ser vítima de abuso sexual, além de não receber tratamento ou acolhimento adequados, foi perseguida por assistentes sociais, teve o aborto legal negado pela Justiça e precisou recorrer ao Ministério Público para acessar seus direitos.

Gabriela tem uma história que se conecta com a maioria de nós mulheres, que sofrem violações cotidianas dos nossos corpos e direitos e seguimos, tentando maneiras de buscar justiça e reparação, em uma estrutura que falha em assegurar nossa dignidade, mas muito eficiente como forma de controle e de opressão. Na minha opinião, estamos muito distantes de sair desses ciclos, mas tomar consciência deles é um passo importante e, nessa perspectiva, a música, o Hip-Hop, sempre foram uma ferramenta essencial de libertação”, comenta Lívia Cruz

Baseado em fatos reais, o clipe “O desamparo de Gabriela” foi criado a partir de uma reportagem da agência de jornalismo Agência Pública, que investigou a fundo o caso da adolescente que precisou viajar às escondidas durante sete horas, partindo de sua cidade natal até a capital Belo Horizonte, para ter acesso ao aborto legal. Apesar do aborto seguro e legal ser direito das mulheres brasileiras em casos de estupro desde 1940, a adolescente teve o direito negado em uma sentença judicial.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, semanas antes, a juíza que havia analisado o caso também teria compartilhado informações sigilosas em um grupo de WhatsApp, revelando a sentença que negava o direito ao aborto para a adolescente. 

A notícia acabou se espalhando pela cidade, o que fez com que profissionais da assistência social do município fossem diversas vezes até a casa da vítima, pressionando-a para que realizasse o pré-natal.

Segundo a Norma Técnica do Ministério da Saúde que trata do atendimento em casos de violência sexual, as vítimas devem ser acolhidas na unidade de saúde imediatamente, realizando exames e recebendo os medicamentos recomendados para evitar uma possível gravidez, a contaminação pelo HIV e infecções sexualmente transmissíveis, o que não aconteceu no caso relatado. 

O vídeo “O desamparo de Gabriela” faz parte da série #Lyricvídeo do Canal Reload, que transforma reportagens selecionadas entre dez organizações disruptivas no jornalismo digital, em clipes musicais. Um conteúdo com linguagem ágil e moderna, que se conecta diretamente com o público jovem.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca