Foi pensando no poder das práticas de afeto e de autocuidado das mulheres negras que, no dia 29 de julho, sexta-feira, a partir das 18h, que a Casa Natura Musical, em parceria com a Feira Preta e o Instituto Afrolatinas – com apoio da Natura & Co, realizará o evento Preta, Bem Lhe Quero. A programação do evento conta com shows de Tássia Reis e Tasha & Tracie, mesas de conversa e uma série de experiências que visam promover o autocuidado entre mulheres negras. Também haverá exposição de cinco empreendedoras da rede Feira Preta, apresentando seus trabalhos na Casa no dia. O evento é gratuito e os ingressos antecipados estão esgotados. No dia do evento, a partir das 18h, a Casa Natura Musical disponibilizará um novo lote de ingressos na porta.
O objetivo do evento é oferecer às mulheres, em especial às mulheres negras, um espaço de trocas, acolhimento e afetos por meio da música, roda de conversa e exposição de trabalhos das mulheres empreendedoras da Feira Preta.
Sobre o evento
Qual o impacto do cuidado e do afeto na vida das mulheres pretas?
Em uma estrutura que conspira cotidianamente contra a existência plena das mulheres afrolatinas, as práticas de afeto, acolhimento e autocuidado também são uma forma de enfrentamento às estruturas de poder estabelecidas.
Uma transformação silenciosa acontece quando mulheres pretas amam a si mesmas, porque nesse amor há uma fonte de poder e radicalidade inesgotável. Como menciona a escritora feminista Audre Lorde, em seu ensaio A Burst of Light (1998): Cuidar de mim não é autoindulgência, é autopreservação, um ato de luta política.
“Queremos celebrar a vida de cada mulher negra, das que nos antecedem, das que nos acompanham e das que ainda estão por vir. Homenagear e cuidar da nossa memória no passado para que tenhamos no presente a força e determinação para criar um futuro grandioso para nossas filhas e netas. Olhar com generosidade para nossas trajetórias, comungar do cuidado entre mulheres. Falar, dançar e cantar para as heroínas do nosso tempo e construir outro futuro possível. Um ato de carinho, um ato de força que vem do amor, que vem da arte”, contam as organizadoras do evento.
“Passamos muito tempo resistindo e sobrevivendo, mas é preciso também que a gente viva. Este evento foi pensado para que tenhamos um momento de autocuidado, de afeto e de acolhimento de mulheres negras para o bem viver”, explica Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta.
Serviço
Preta, Bem Lhe Quero
Dia 29 de julho, sexta-feira
Grátis
Parte dos ingressos está disponível para distribuição antecipada via Sympla
Outros serão distribuídos a partir das 18h, na Casa Natura Musical
Programação:
18:00 – Distribuição de ingressos
18:00 – 19:20 – Dj Miria Alves
19:20 – 19:30 – Abertura Natura & Co – Raízes
19:30 – 20:20 – Show Tássia Reis
20:20 – 20:40 – DJ Miria Alves
20:40 – 21:10 – Que história de ascensão podemos contar com Amanda Figueiredo (Casa Natura Musical), Adriana Barbosa (Feira Preta) e Jaqueline Fernandes (Afrolatinas)
21:10 – 21:15 – DJ Miria Alves
21:15 – 21:55 – Estratégias de autocuidado para o Bem Viver Coletivo com Adriana Barbosa, Jaqueline Fernandes, Joice Berth e Juliana Borges
22:00 – 22:45 – Show Tasha & Tracie
22:45 – 00:00 – DJ Miria Alves
Classificação indicativa: Livre
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br