A curitibana de 22 anos, Castaña, apresenta seu primeiro álbum, “Tiro de Paz”. Carregado de boom bap, com 12 faixas – sendo duas bônus – e produzido por Bruno Cee (Bface), na gravadora Suite Music. O álbum possui grande influencia de cantoras como Ângela Maria, Elis Regina e Maysa, além da escritora Clarice Lispector.
O tema “Tiro de Paz” traz a ideia da faixa principal, com o mesmo nome, devido ao fato da rapper ter chegado ao Rap em um momento onde a cena estava movimentada por situações um tanto problemáticas, a exemplo da troca de “diss” entre o Nordeste e eixo RJ/SP. Tiro de Paz seria uma forma irônica de amenizar a ideia de “tretas”.
Em texto, Castaña afirma que o álbum é uma conquista pessoal muito grande. “Diante de tantas voltas mal dadas que dei na vida, o rap me proporciona os momentos mais felizes que posso imaginar. Foi com a ideia concretizada de um EP que passei a me apresentar mais substancialmente e me deu uma meta dentro da arte linda de fazer música: lançar um disco”.
Em texto, Bface afirma: “Essa foi minha contribuição gravando e produzindo sem dar opinião nas temáticas e nas letras, por isso, considero este projeto um grande encontro de mentalidades diferentes, influencia musicais distintas, vivencias etc. […] Há muita sinceridade em cada rima colocada, você percebe isso nas nuances do vocal da Castaña, horas ela soa debochada, horas esta pistola da vida, já em outros momentos está relaxada e você sente tudo isso, acho esse o maior trunfo do disco”.
A fotografia para a capa foi feita por Guilherme Hummelgen e desenvolvida pela Editora Afonia. A ideia inicial era remeter a obras de grandes cantoras da MPB na década de 60 e 70, pelo fato de Bface lidar diretamente com LPs, trouxe consigo muitas referências do estilo. Por ser um disco um tanto suave e intimista, Bruno e Guilherme trouxeram isso na foto para traduzir um pouco o sentimento de dualidade e conflitos apresentados nas musicas. Com o intuito de causar desconforto, dividir a imagem e fragmenta-la foi a forma gráfica que encontraram de representar o tiro.
Bface e Castaña já realizaram outros projetos juntos, incluindo o EP “Sextape”, com três faixas que possuem abordagens diferentes relacionadas ao sexo.
Ouça, na íntegra “Tiro de Paz”: