sexta-feira, janeiro 24, 2025

Últimos Posts

“Cerrado Dança, Sabasquá em Movimento”: b-boy goiano Bergkamp Magalhães estreia vídeo-dança com reflexões filosóficas

O dançarino, ilustrador e filósofo goiano Bergkamp Magalhães transforma o conceito “Sabasquá” em uma expressão artística rica e multidimensional no recente projeto audiovisual “Cerrado Dança, Sabasquá em Movimento”, lançado no Youtube. Este é o primeiro vídeo-dança do b-boy e a performance explora o cenário desafiador do bioma Cerrado durante a seca e disputa espaço e atenção na icônica Feira da Merreta em Goiânia.

O vídeo conta com direção artística de Rafael Guarato, direção de imagem de Nicolas Gualtieri e trilha sonora de Luviri. A trilha, que combina o boombap estadunidense com elementos sonoros do Cerrado, acompanha e reforça as dualidades presentes no projeto.

Enquanto dança, o artista nos faz refletir sobre o que é “Sabasquá” (?). De acordo com Bergkamp, o termo é regional e historicamente utilizado de forma pejorativa para descrever existências humanas que não se enquadram nos regimes de tempo e trabalho da modernidade ocidental com parâmetros eurocentrados. Mas BergK vem ressignificando isso em seus trabalhos artísticos, como suas ilustrações de nanquim, que combinam referências da cultura hip-hop e elementos do Cerrado. Estas ilustrações também estão presentes neste projeto.

“Cerrado Dança, Sabasquá em Movimento” oferece audiodescrição para garantir acessibilidade e inclusão, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam vivenciar a obra artística.

Este projeto foi contemplado pelo Edital Nº 5/2023 – Produção Audiovisual (Videoclipe, Vídeo-dança, Games) da Lei Federal Paulo Gustavo.

Hip Hop, breaking e filosofia

Bergkamp Magalhães estreia vídeo-dança com reflexões filosóficas

Além de ilustrador e coreógrafo de breaking dance, Bergkamp Magalhães é doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Ontologia Lógica e Semântica Filosófica. Sua pesquisa na área de Filosofia tem como objetivo entender a relação entre conceitos, partindo da discussão moderna entre intelectualismo e anti-intelectualismo até o debate contemporâneo entre conceitualismo e não-conceitualismo.

O que de fato o artista faz com seus trabalhos é introduzir alguns conceitos básicos da filosofia ao público do hip-hop, oferecendo uma importante contribuição a essa cultura.

Bergkamp é B.Boy integrante do grupo Bairro Feliz Crew em Goiás e filiado à Federação Goiana de Breaking e Danças Desportivas (FGBD). Iniciou sua trajetória no Breaking em 2007 por influência de seu irmão. Neste percurso já participou de competições de grande prestígio como o Quando As Ruas Chamam em Ceilândia (tricampeão da categoria Crew x Crew), Fujifilm Instax Undisputed Masters São Paulo (3º Lugar Crew x Crew), Red Bull Cypher Rio de Janeiro, The Notorious IBE (Holanda) e Outbreak Europe (Eslováquia).

Como ilustrador autodidata, desenvolveu projetos como o “Valderundestein”, “Projeto Ensaios” da Revista Ermira Cultura, ilustrações do álbum “Pele Negra, Máscaras Brancas – VH, O Escrivão” e agora “Sabasquá”.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca