Chuck D, integrante do clássico grupo de rap Public Enemy, criticou Donald Trump e sua esposa em uma entrevista concedida à CNN, chamando o candidato republicano de “estúpido”, por dizer que o movimento Black Lives Matter, tem em alguns casos instigado os policiais a atirar. Resumindo a matéria, ele só falou o que todo mundo já sabe.
Traduções de algumas partes dele na entrevista:
“Como alguém pode olhar para o Donald Trump e não dizer E-S-T-Ú-P-I-D-O?.”
“Eu sou um músico, então eu posso dizer coisas como ele ser estúpido e essa convenção é estúpida por tê-lo.”
“Quando eles dizem ‘Blue Lives Matter, sim, elas sempre foram importantes. É tipo, cara, sim, é a autoridade, todo mundo importa. Por um bom tempo, pessoas negras aparentemente não faziam diferença.”
“Blue Lives Matter é um movimento que defende a vida dos policiais americanos.”
“A 30 anos atrás o Rev. Jesse Jackson falou sobre a dívida econômica, dívida educacional, dívida em execuções, a dívida no gueto. Elas aumentaram. Temos raiva acumulada nos jovens que cresceram e hoje são adultos nos últimos 30 anos.”
Jesse Jackson é um dos principais nomes do movimento social negro. O rapper e ativista social também falou sobre o discurso que a mulher de Trump plagiou de Michelle Obama:
“No hip hop, a pior coisa que se pode fazer é ‘bite’ (expressão no hip hop que significa morder, copiar) a lírica e rima de alguém, a mulher dele simplesmente ‘bite’ Michelle – o discurso da primeira dama e eu acho que eles planejaram isto.”
Na maioria dos sites onde a notícia foi postada, os comentários são coisas como ‘Rappers chamando outras pessoas de estúpidas’, ‘negros acham que vão matar policiais e não vai acontecer nada’ e ‘negros se vitimizam’. Estamos acostumados com esses tipos de comentário em vídeos contra Bolsonaro aqui no Brasil, e não só assim que a estupidez se assemelha, abram os olhos e vejam quem tá por quem aqui no nosso país, o hip hop é pela revolução, não pelo retrocesso.
Veja o trecho que a emissora liberou da entrevista: