“Exercícios de Manutenção do Fluxo Criativo, Vol. 2” é parte da maneira que os artistas CIANO e Bonsai encontraram de se manter “em forma” dentro do universo das criações.
A ideia do EP surgiu durante uma de muitas sessões de estúdio, numa sexta-feira a tarde, em que ambos conversavam sobre a necessidade de continuar exercitando a criatividade entre o lançamento de um trabalho e outro. Assim, se propuseram a criar do zero o maior número de músicas que conseguissem num período de três horas, para serem publicadas na segunda-feira seguinte sem muitas lapidações. Ouça nas plataformas digitais.
De forma simplista, as faixas não passam dos 2 minutos, mas se engana quem pensa que as rimas e as batidas não são cuidadosamente elaboradas. O primeiro, e por muito tempo único, volume do projeto, lançado em dezembro de 2019, conta com 5 faixas e acumula mais de 10.000 plays no Soundcloud, de forma totalmente orgânica, além de estar disponível em todas as plataformas de streaming, onde também encontrou boa recepção do público.
“Exercícios de Manutenção do Fluxo Criativo, Vol. 2” foi lançado no dia 26 de maio de 2023 e conta com a assinatura de Thomas Mogk na arte de capa, além de 6 faixas inéditas criadas dentro de um contexto de referências acumuladas pelos artistas num período de imersão em obras de rap das decadas de 90 e 2000, tanto nacionais quanto estrangeiras.
Diferente da primeira versão do projeto, que foi lançada paralelamente entre os trabalhos que CIANO e Bonsai realizavam na época, este EP vem abrir caminhos a uma nova fase dos artistas que não lançavam trabalhos a pouco mais de dois anos. As faixas curtas, as batidas com samples certeiros e muito swing, as rimas concisas e ao mesmo tempo excêntricas, são características que ocupam o espaço de músicas do cotidiano, para serem ouvidas no fone, em movimento. Além disso, comunicam também uma mensagem: o exercício criativo acima de quaisquer recursos e estruturas, servindo como peça de comunicação entre artistas independentes.
Bonsai, envolvido desde 2016 com os movimentos de rap e de arte que acontecem na sua cidade, Mauá, desenvolveu seu trabalho no rap escrevendo linhas em batidas clássicas de boombap tendo como referência a cena nacional e internacional dos anos 90. Depois de seu álbum de estreia “Martini Bianco”, o MC já lançou 6 EP’s e mais de 10 singles para além de sua página no SoundCloud onde o artista se expressa de forma mais intimista entre singles e mixtapes e também das diversas participações que fez em projetos de outros artistas, entre eles Sono TWS, Kivitz e Babidi.
Beatmaker e artista visual localizado na cidade de São Paulo, CIANO concentra sua criatividade em instrumentais que transitam por diversos subgêneros do hip-hop. De colagens sonoras em baixa qualidade à graves modernos e polidos, as produções do beatmaker de 26 anos podem ser ouvidas em projetos de artistas independentes espalhados por boa parte do território brasileiro. Dentre eles, destacam-se suas colaborações frequentes com o MC mauaense Bonsai, marcadas pela espontaneidade característica da dupla, que resgata referências sonoras noventistas para produções definitivamente contemporâneas.