Natura e Rock in Rio Brasil novamente unem forças por um mundo melhor e mais bonito. A parceria, iniciada na última edição, foi renovada com o propósito de mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. “Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), e deve receber cerca de 700 mil pessoas durante os sete dias do evento.
No seu retorno à Cidade do Rock, a marca faz um convite para que mais pessoas se encantem e se engajem pela Amazônia Viva. “A Natura entende que a Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito. Por isso, em todas as experiências da marca ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo. E, a partir dessa vivência, queremos mobilizar o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta”, afirma Maria Paula Fonseca.
Um dos destaques é a NAVE, a atração co-criada entre o Rock in Rio e a Natura. Após a colaboração inédita em 2019, que teve como tema a conexão entre o presente e o futuro, a NAVE volta à Cidade do Rock para mostrar uma Amazônia que fala em primeira pessoa, que é plural, feminina, contemporânea, ancestral e periférica, e que transborda arte e cultura.
As ações programadas pela marca começam com a campanha “Transborde Amazônia”, que vai levar para a TV, OOH e digital uma Amazônia ainda desconhecida pela maioria do público. A região também será pauta em diversos programas de TV na Globo e no Multishow, que fazem a transmissão oficial do Rock in Rio; como parte da campanha, no shopping RioSul, a Natura fará uma ação que premia consumidores com ingressos para o festival; na Cidade do Rock, o Portal Natura, assinado pelo arquiteto Marko Brajovic, será uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões; na loja Pop Up Natura, o público pode experimentar e comprar produtos icônicos da marca, como as linhas Ekos e Faces. Além disso, a Natura também promoverá experimentação de produtos Faces e Ekos com distribuição de brindes customizados durante o festival.
“Nossa campanha e as experiências no festival são um reflexo da profunda relação da Natura com a Amazônia. Há mais de 20 anos presentes na região, nos encantamos com a riqueza, com as pessoas e com a abundância da floresta. Desde então, desenvolvemos um modelo de negócios único baseado na sociobiodiversidade, que une ciência, tecnologia e inovação ao conhecimento tradicional, gerando desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural do território. Queremos promover esse mesmo encantamento nos nossos espaços, conteúdos e com os nossos produtos da linha Ekos, que além de terem um sensorial incrível, envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta”, conta Denise Coutinho, diretora de Marketing Brasil.
Saiba mais sobre as iniciativas da Natura para o Rock in Rio.
NAVE transborda cultura e arte amazônica na Cidade do Rock
Mais de 50 artistas e ativistas levam a Amazônia ao Rock in Rio Brasil. Eles fazem parte da Nave, instalação audiovisual de 360 graus que convida a uma imersão no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. Sob a liderança do Coletivo Criativo NAVE, que tem direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia da artista carioca Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins e direção musical da cantora e multiartista paraense Aíla, a atração apresenta aos fãs do festival, a partir de experiências artísticas envolventes, uma Amazônia pouco conhecida do grande público — contemporânea, diversa, multicolorida e pop.
A atração vai ocupar a Arena 3 em uma experiência imersiva que conjuga diversos elementos: projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance, com elementos centrais da cultura do norte, como redários, a aparelhagem de brega e o toró – as tempestades típicas da floresta tropical, além da maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som.
Portal Natura
“Você já se imaginou sendo a extensão da Natureza?”, esse é o chamado que o Portal Natura fará ao público presente na Cidade do Rock. “Com o portal, queremos provocar um arrebatamento dos sentidos, colocando as pessoas em conexão com a natureza e com a Amazônia de uma forma surpreendente, moderna e sensorial. A nossa intenção é que as pessoas saiam tocadas pela mensagem de que somos todos uma natureza só”, completa Maria Paula.
Concebido pelo arquiteto Marko Brajovic, o espaço promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões. “Imagens, cheiros, sons, toques e todas as dimensões sutis da percepção vão envolver o público num instrumento arquitetônico sinestésico gerador de narrativas e sensações aumentadas de simbiose, criando vínculo empático entre o público e o conteúdo envolvente de uma Amazônia Viva”, explica Marko Brajovic. A partir de projeções com três metros de altura, o espaço oferece uma oportunidade de metamorfose pessoal e coletiva, de união e de consciência. “Uma experiência sensorial, íntima, estática e de limites líquidos, igualmente como a Amazônia se manifesta. Um portal vivo que vai ser aberto com a Amazônia para, finalmente, nunca ser fechado”, completa.
O conteúdo imersivo foi cocriado pelos artistas amazônicos Priscila Tapajowara, Moara Tupinambá, Lucas Mariano e Léo Chermont, com performances da artista Azuliteral e música de Liège – ambas patrocinadas pela plataforma Natura Musical. O conteúdo ainda tem participações de Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá. Uma fragrância exclusiva, inspirada na Amazônia, foi criada para a experiência por Veronica Kato, perfumista da Natura, em parceria com Yves Cassar, da IFF. O Portal Natura é aberto ao público que estará na Cidade do Rock e ficará próximo ao Palco Mundo.
Loja Pop Up Natura
A loja da Natura no Rock in Rio é uma experiência de serviço e entretenimento, também desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic. Lá, as pessoas encontrarão um espaço que convida a experimentar os produtos da Natura e conhecer mais sobre a atuação da marca na Amazônia, incentivando os visitantes a fazerem escolhas de consumo que transformam o mundo.
“Os produtos de Natura Ekos são a prova de que é possível estabelecer um círculo virtuoso a partir de um modelo de negócio que gera renda e maior valor compartilhado para todos, contribuindo também para conservar e regenerar o meio ambiente. Descobrimos bioingredientes que, incorporados à nossa cadeia de valor, mantêm a floresta em pé e apoiam o desenvolvimento social e econômico de mais de 8 mil famílias agroextrativistas. Os produtos têm uma alta performance sensorial e, ao mesmo tempo, convidam as pessoas a contribuírem diretamente para manter a Amazônia Viva”, complementa Denise Coutinho.
Em destaque, estarão os produtos da linha Ekos, que, lançada em 2000, deu início à relação da Natura com a Amazônia. Além disso, o público poderá conhecer o processo produtivo da linha, pensado de forma integrada às comunidades locais, respeitando os ciclos da natureza e o conhecimento tradicional, e destacando a Amazônia como polo de inovação e cultura. Também estarão disponíveis os produtos da linha Faces, tanto para compra quanto para experimentação.
Experimentação de produtos Natura e entrega de brindes
Neste ano, Natura Faces, marca de maquiagem da Natura que faz o convite para ousar, expressar e criar com orgulho de ser quem é, traz uma coleção exclusiva de batons na coleção Rock in Rio, com 6 novos batons cremosos.
Os novos batons de Faces, maquiagem oficial do festival, apresentam uma embalagem especial comemorativa com assinatura exclusiva do Rock in Rio, celebrando a união entre as marcas com muito estilo e diversão para aproveitar o festival. As cores Pink Up, Nude Fresh, Cobre Sunset, Under Red, Rock’n’Red e Vinho Rocks compõem o portfólio com peças-chave na composição de um visual descolado e marcante.
No festival, o público também poderá experimentar lançamentos da linha Ecovibes de Natura Faces – como iluminador glow para rosto e corpo, paleta de sombras e lápis multifuncionais – que unem a variedade de cores do ambiente de festivais com embalagens sustentáveis. Durante o dia, o público também será convidado a experimentar o serviço de proteção solar da linha Fotoequilíbrio, disponível de forma volante, em todo o gramado.
Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, cremes de mãos de Natura Ekos e itens como batons e lápis multifuncionais da linha Faces. As experimentações de produto têm concepção da Agência Tração Live Marketing, que além de operar os espaços Natura e as ações de sampling com maquiagem e proteção solar, está responsável pela produção executiva da operação da marca no evento.
Campanha Transborde Amazônia
Inspirada no fenômeno chamado “Rios Voadores”, que leva a umidade da Amazônia para todo o país, a campanha Transborde Amazônia é mais um ativo de comunicação que a Natura desenvolveu para ampliar a mobilização da marca em torno do Rock in Rio. Assinado pela agência Africa, o filme sugere que esses rios agora estão levando também toda a cultura da Amazônia para transbordar no maior festival de música e entretenimento do mundo.
O vídeo mostra os “Rios Voadores” chegando até uma multidão do Rock in Rio, embalada pela música Carimbó de Maria, performada pela multiartista e diretora musical da Nave, a paraense Aíla. O objetivo da campanha é aproximar o público de uma Amazônia rica e pulsante, muitas vezes esquecido pela distância, falta de conhecimento geral e pela exposição contínua na mídia de uma Amazônia devastada e sem vida. Para a Natura, seu compromisso com a região vai além de conservá-la. É necessário mostrar a todos os brasileiros o que a Amazônia oferece enquanto potência artística e cultural.
Além do filme e vinhetas para TV e digital, a campanha conta com OOH que vão transbordar a cultura da Amazônia para além do festival e conteúdos que vão transbordar também em programas de tv na Globo, Multishow e no Bizz e no visual da cidade do Rio de Janeiro durante o período do festival.
Mobilização pela Amazônia
O compromisso da Natura com a Amazônia Viva vai além do festival. Além de promover a sensibilização pela floresta em pé, a Natura também apoia iniciativas de combate à desinformação e de monitoramento de dados. Em setembro, o portal PlenaMata criado em parceria com MapBiomas, InfoAmazonia e Hacklab, o PlenaMata, evolui para se tornar uma plataforma global de engajamento com campanhas e ações concretas para agir pela conservação da floresta. O PlenaMata torna-se uma plataforma global e trilíngue de engajamento e mobilização pela Amazônia Viva, acompanhando em tempo real o desmatamento na Amazônia, além de fornecer informações e notícias pela conservação da floresta em pé.
Além de notícias e informações sobre desmatamento, um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de dados atualizados diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos. O objetivo é chamar a atenção para a urgência do tema e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta.
Neste ano, a Natura também está apoiando o projeto de lei de iniciativa popular “Amazônia de Pé”. Liderada pela ONG Nossas em parceria com lideranças locais, cientistas e especialistas em Amazônia de todo o Brasil, o texto prevê destinar 57 milhões de hectares de florestas públicas na região para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e da reforma agrária. Para se tornar lei, o projeto tem o desafio de coletar 1,5 milhão de assinaturas físicas.
Para somar esforços, a Natura está mobilizando a sua rede de parceiros, consumidores, colaboradores e Consultoras de Beleza a agir positivamente pela Amazônia e engajá-los na coleta de assinaturas em diversos pontos de contato da marca com o público, incluindo lojas físicas, escritórios e eventos internos. Durante os sete dias do evento, quem visitar as ações da Natura no festival, poderá também se engajar pela Amazônia de Pé.
A adesão da Natura à proposição reforça o compromisso firmado pela empresa com a Amazônia e estabelecido na Visão 2030 de Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), plano abrangente do grupo para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, como a crise climática e a proteção da Amazônia. Entre as metas, está ampliar de 2 milhões para 3 milhões de hectares de floresta a área que contribui para conservar em parceria com as comunidades e também mobilizar esforços coletivos para zerar o desmatamento na Amazônia até 2025.