Diretamente de São Paulo, o projeto BECO nasceu para fortalecer os pilares do Hip Hop nas cenas atuais. Com uma lírica ativista e expressões da cultura da periférica, os MC’s Cicerone e Mema Fita, em conjunto com a produção musical de Laz, carregam o desejo de exaltar as expressões artísticas das áreas. O primeiro single “O Foco é o Cofre”, lançado na última sexta (16), abraça os ritmos do Grime, Drill, Trap e Funk, trazendo uma mensagem de fé, motivação e de progresso para a periferia.
Além das mensagens fortes, a faixa propõe trazer novas misturas a alguns elementos musicais já consagrados no hip-hop. “A ideia é captar a essência do rap dos anos 90/2000 e transformar isso em uma roupagem mais atual.” declara Mema Fita. “O objetivo é fugir um pouco da mesmice e explorar todos esses elementos que fazem parte e complementam a cultura da periferia.”
O videoclipe apresenta o conceito visual do projeto, que destaca a cultura do cotidiano das periferias, com foco especial na pixação de São Paulo. O vídeo mostra a vida e a arte que surgem nos becos e vielas da cidade, com cenas que capturam a energia e a autenticidade das ruas. Além disso, o clipe faz uma homenagem aos artistas e aos moradores das periferias, que enfrentam muitos desafios e, mesmo assim, encontram formas de expressar sua arte e sua cultura.
“O ambiente é amplo, envolve desde a várzea até o pixo, o sarau de poesia, o ambiente do boteco com sinuca e o jogo do bicho. Coisas que, obviamente, estão presentes em todas as periferias, mas são muito mais presentes em São Paulo.” complementa Mema Fita.
“Essas características são mais nossas e encaixam-se nesse aspecto de “dá uma olhada, aqui é mais cinza”. As características refletem essa pegada. Brincamos muito com isso quando falamos “Os caras são fuzis, mas são metralhadoras”. São várias experiências, então, é claro, sem fazer distinção, mas para que você consiga compreender, colocar São Paulo no cenário.” finaliza.