Expressão Natural é uma banda que acredita que a música é muito mais do que entretenimento, é uma ferramenta de transformação e uma forma de reivindicar direitos e denunciar injustiças ou problemas sociais. Com este estilo, o grupo paulista lança o clipe “Abuso de Poder” nesta quinta-feira (07), no YouTube.
Logo na abertura, o vídeo deixa claro que não se pode generalizar todos os militares, mas mostra – através de imagens reais – diversos atos arbitrários cometidos pela polícia militar.
Como o próprio nome sugere, “Abuso de Poder” traz à tona o excesso da força na hora da abordagem, principalmente se o abordado é negro, tatuado e periférico ou está exercendo o seu direito de se manifestar.
Ao decorrer do clipe, vários casos de brutalidade são exibidos como, por exemplo, o triste episódio que envolveu um guarda da GCM (Guarda Civil Metropolitano) que agrediu (sem farda) um skatista na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, em 2013.
Expressão Natural não é a primeira banda a denunciar os abusos e violência policial. Pelo contrário! Planet Hemp, Racionais MC’s e Titãs são alguns dos inúmeros grupos que utilizaram a música para falar sobre o tema.
O clipe “Abuso de Poder” vem após do lançamento de “Impeachment Já”, que questiona a falta de responsabilidade do governo federal para conduzir o país em pastas extremamente importantes, tais como saúde pública e desigualdade econômica.