Nesta sexta-feira (22), o Yoodle, versão temporária do logo do YouTube, ganha uma identidade especial em homenagem ao Breakdance, esporte ligado à cultura urbana do hip hop em que os atletas disputam entre si por meio da dança, ao som do rap ou do funk.
A modalidade se popularizou por seus passos que incluem giros, deslocamentos no chão, movimentos laterais de ombros e de troncos.
No YouTube, uma grande comunidade foi criada em torno do break, seja assistindo a competições, acompanhando dançarinos consagrados no estilo artístico ou conferindo vídeos da história do movimento artístico do hip hop e tutoriais de passos da dança.
Alguns conteúdos ultrapassam 250 mil visualizações, como esse do paranaense Neguin, b-boy (como são chamados os dançarinos de gênero masculino da modalidade), que coleciona títulos em competições internacionais, como o Unbreakable, Freestyle Session, Outbreak Europe e outros. Nessa playlist especial lançada junto com o Yoodle é possível encontrar outros vídeos sobre o tema.
O comportamento dessa comunidade diz muito sobre como a plataforma é um espaço dedicado à exploração. De acordo com uma pesquisa realizada pela Offerwise, 80% dos entrevistados no Brasil recorrem ao YouTube para aprofundar suas maiores paixões e tópicos de interesse. E, de fato, o hip hop já pode ser considerado uma paixão nacional em um cenário global: a plataforma acumula, anualmente, 24 bilhões de buscas por gêneros musicais, sendo 3,4 bilhões delas relacionadas a Urban & Hip hop, estilo musical que deu origem ao breaking. O Brasil é o segundo país que mais se interessa pelo gênero, depois dos Estados Unidos.