O Spotify anunciou o lançamento de quatro podcasts selecionados a partir da primeira edição do programa Sound Up no Brasil. Liderados por jovens criadores negros e indígenas, os projetos apresentam contos infantis, histórias reais da comunidade negra com HIV/AIDS no País, folclore amazônico e ficção afrofuturista. Duas estreias já estão marcadas: a primeira é nesta sexta-feira, dia 20, com Calunguinha – O Cantador de Histórias; e a segunda é Preto Positivo, no dia 9 de junho. Conheça os podcasts:
Calunguinha – O Cantador de Histórias
Criado por Lucas Moura, este Original Spotify apresenta 12 histórias cantadas para crianças inspiradas em importantes figuras negras do Brasil e do mundo, como Rei Malunguinho, João Cândido, Ganga Zumba, Xica Manicongo, Zeferina e mais. Os episódios contam com a narração de artistas da música e da dramaturgia brasileira como Lázaro Ramos, Zudizilla, Naruna Costa, Yuri Marçal, Aretha Sadick, Luedji Luna, Ícaro Silva, entre outros. Estreia nesta sexta-feira, dia 20. Escute o trailer abaixo:
Preto Positivo
Primeiro podcast brasileiro focado em discutir sobre o universo da AIDS/HIV, este Original Spotify é um espaço aberto para falar sobre a convivência com o vírus sem tabus. Com 10 episódios, o podcast conta com depoimentos de pessoas da comunidade negra que estão inseridas neste contexto, incluindo os apresentadores Emer Conatus e Raul Nunnes, além de especialistas e convidados historicamente importantes para a causa. Estreia dia 9 de junho.
Pavulagem – Contos da Floresta
Criado pelo indígena e jornalista Maickson Serrão, este é um podcast de não ficção sobre histórias do folclore amazônico. Em cada um dos 12 episódios, a bordo de canoas e bajaras, este Original Spotify desbrava esse lado assustador, maravilhoso e desconhecido da floresta, que está registrado apenas nas memórias de alguns antigos moradores. Contadores da região Norte do Brasil guiam os ouvintes entre rios e matas: Chegou a hora de saber do Taú, do Patauí, da Macaca Guariba e de outros tantos seres encantados e misteriosos da maior floresta do mundo.
Zumbir
Neste Original Spotify, a criadora Samara Costa destaca contos de ficção afrofuturistas. Em formato híbrido, o podcast se divide entre audiodramas originais e entrevistas com convidados sobre as temáticas abordadas nos episódios narrativos. As histórias fictícias são ambientadas tanto em espaços sonoros fantásticos, mas também em realidades muito parecidas com a nossa.
O Brasil recebeu a primeira edição do Sound Up na América Latina em 2020. Desde o seu início em 2018, o programa Sound Up, do Spotify, ajudou criadores de comunidades sub-representadas a colocar o pé – e o microfone – na porta da podosfera. O objetivo do programa é diversificar as vozes no espaço de áudio, fornecendo oportunidades educacionais, recursos e acesso a especialistas do setor aos participantes para construir e estabelecer carreiras em podcasting e para que suas ideias de conteúdo se tornem programas de sucesso no universo do áudio. Quatro anos após sua criação, o Sound Up está presente em 12 mercados (Japão, Itália, Estados Unidos, LatinX, Índia, México, Austrália, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Argentina) e ajudou centenas de graduados a encontrar oportunidades na criação de podcasts.