Em continuidade à campanha de combate ao racismo iniciada com o lançamento dos uniformes I e II no primeiro semestre, a Nike e o Corinthians seguem trabalhando em busca de um futebol mais inclusivo e igualitário. No jogo de amanhã, (20), no Dia da Consciência Negra, o time masculino estreia a Camisa III do clube, inspirada nas mulheres negras do Timão e usada pela primeira vez na final do Brasileirão Feminino.
Além da estreia do uniforme pelo time masculino, outras iniciativas serão realizadas como forma de destacar a importância de pautar a luta antirracista a partir de ações coletivas e contínuas.
Ao final da partida, será distribuída aos torcedores presentes a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol: Da Conscientização à Ação”, criada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol (ODRF). Este material, que já tem sido utilizado para ações de letramento racial com atletas e funcionários do clube, traz informações sobre o tema de maneira acessível e objetiva e pode ser baixado, de forma gratuita, em nike.com.br/proposito.
O jogo também marca um momento simbólico de representatividade e inclusão. Estarão presentes no estádio alguns corinthianos entre os 21 jovens negros beneficiados pelo programa de bolsas de estudo do SOMOS CIEE, realizado em parceria com a Nike e com o apoio do Corinthians. Esses jovens, que estão cursando desde agosto o curso de administração na FESPSP com bolsas integrais, receberão apoio financeiro e psicossocial ao longo de seus quatro anos de graduação. O Corinthians também se comprometeu a priorizá-los em processos seletivos futuros, com o objetivo de aumentar a representatividade negra na gestão do esporte.
Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo do Corinthians e da Nike em fortalecer a comunidade negra e promover a equidade e a inclusão, trabalhando para a construção de um futebol e uma sociedade melhor para todas as pessoas.