Com produção da A Braba Records, o grupo Saint Crop lança nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, nas plataformas digitais o single “Crimes e Conquistas”.
Neste novo som, o grupo buscou uma abordagem diferente da underground presente em outros trabalhos como “Carga Nova” e “Midnight Club”. O novo Trap traz em sua essência um clima de sofisticação, característica que faz parte do subgênero do rap.
“Crimes e Conquistas” traz o aspecto clean e exuberante, além de refletir a ideia das diversas lutas enfrentadas para alcançar novas conquistas, em um clima de ostentação. No videoclipe, estão presentes, como personagens dessa narrativa, os integrantes do grupo: Guiisosa, Jvnosck, o artista angolano Greek Chama, que colaborou com o refrão, o produtor musical BXRGEZ e a modelo e DJ Aline Puff, que contracena com os artistas na atmosfera criada.
Ainda sobre essa narrativa, um dos integrantes relata sobre essa nova abordagem que o grupo trouxe: “Acredito que a mensagem de “Crimes e Conquistas” transmite a quem se identifica com o som a entender que seu crime e sua conquista é ser melhor a cada dia , se superar, se descobrir e se aceitar. Como artista enxergo que meu bairro ainda é carente de um certo tipo de cultura, trazer isso faz com que a mensagem seja passada da forma mais pura e possível, seja em uma gíria, uma peça de roupa, uma lupa, e etc”, explica Guiisosa do grupo Saint Crop.
O trabalho foi desenvolvido de forma coletiva e traz ideias de todos os membros que colaboraram para a construção desse imaginário presente no single. Algumas das referências partem de repertórios pessoais, como a série “Top Boy” da Netflix, que em seu enredo conta a história de dois traficantes que passam por dificuldades para terem seus momentos de glória. No single, o grupo também escolheu uma estética visual que faz alusão às “Summer Houses” também presentes na série. A gravação e edição do videoclipe foram feitas pelo videomaker Anderson Peixoto e as fotografias foram feitas pelo produtor da A Braba Records, e também trapper, Dachuva.
Além dessas referências gringas, os artistas também aplicam no novo trabalho elementos de suas vivências em seus territórios de origem. O single do coletivo é o reflexo de suas realidades com um toque de referências externas, união que transmite o clima de elegância que o Saint Crop escolheu trabalhar nessa música. “A música também traz nossa realidade e a vivência em nossos bairros, que muitas vezes é atravessada por crimes e conquistas. São muitos jovens lutando por sua liberdade, pela conquista de poder e por aquilo que sempre sonharam, a inspiração vem desses jovens que lutam de qualquer forma para sobreviver”, relata Jvnosck.
O Trap já é um estilo presente nos trabalhos do grupo, que se mostra muito preocupado em estar descobrindo novas variações da vertente e trazendo para seu trabalho elementos sonoros diferentes e inovadores. Dessa vez, toda essa estética visual foi embalada pelo beat criado pelo produtor musical BXRGEZ, que desenvolveu para o novo single um beat detroit, que pode chegar até 200 bpm e é também conhecido por samples melódicos e bass fortes e marcados.
O grupo Saint Crop está com a expectativa alta para o lançamento de “Crimes e Conquistas”, já que o trabalho marca o final de um ano de muito esforço para eles e também para A Braba Records, que neste ano investiu em singles como “A carne” do rapper Huzz, “El Chalino” do trapper Mxrchiori, “Minha Fera” do trapper Dachuva e também em projetos próprios como A Tropa da Braba, trabalhos que movimentaram o cenário da música neste ano. “Estou muito feliz com tudo que rolou, gostaria de agradecer A Braba Records, ao Dachuva e a todos que acreditam na gente, além de agradecer especialmente a cada integrante da gangue pelo trabalho. Dificuldades à parte, vamos trabalhar para levar o melhor do underground para São Mateus e Sapopemba”, finaliza Guiisosa.