sexta-feira, novembro 22, 2024

Últimos Posts

Criolo relança o primeiro disco da carreira, “Ainda Há Tempo”

Criolo lança releitura de “Ainda Há Tempo”, disco de estreia do rapper, que também ganhou uma turnê em comemoração aos 10 anos de lançamento.

Uma década após o lançamento de “Ainda Há Tempo”, considerado um disco fundamental na história do rap brasileiro, Criolo relança o disco.

Criolo - Ainda Há Tempo (2006)
Capa “Ainda Há Tempo”, lançado em 2006

Em 2006, num cenário instável do rap paulistano, surgia o “Ainda Há Tempo”, primeiro disco do ainda Criolo Doido. Para comemorar os dez anos do disco, desde março, o rapper está em turnê que revisita o registro, que agora também ganhou uma nova edição.

Ganjaman reuniu grandes produtores brasileiros contemporâneos para reinterpretar o clássico underground. Dividem a lista de créditos nomes consagrados, de grife internacional, como Tropkillaz, artistas em evidência como Papatinho, Nave e Sala 70, e novas apostas como Deryck Cabrera. Sob a batuta de Ganja e do co-produtor Marcelo Cabral, o time cava fundo para transformar pedras brutas em joias perfeitamente lapidadas.

A regravação de “Ainda Há Tempo” (Oloko Records) é um marco por vários motivos a variedade de estilos dos produtores garante interpretações notavelmente distintas, o que poderia transformar o disco em pastiche. O toque de Ganjaman e Cabral, no entanto, opera pequenos ajustes e tece um fio condutor que harmoniza o conjunto. O resultado é enriquecedor.

No final, esse pequeno sumário de 10 anos de rap, Brasil e mundo pode deixar um gosto amargo, uma sensação de que nada mudou substancialmente. De fato, algumas coisas pioraram. Por outro lado, é admirável que um disco composto sem pretensões de grandeza, gestado em rodas de moleques de periferia, numa época de descrédito de um gênero todo, tenha sido o embrião de uma geração que conquistou um espaço sólido e grandioso na música brasileira. “Ainda Há Tempo” era cheio de preocupação e ceticismo, mas também transbordava a esperança de um compositor e de uma comunidade que não queriam sucumbir. “Não quero ver você triste assim, não. Que a minha música possa te levar amor”, Criolo cantava em 2006. Em 2016, ainda há tempo para ouvi-lo.

A nova versão de “Ainda Há Tempo”, está disponível para download gratuito no site www.criolo.net/aindahatempo e para compra via iTunes e GooglePlay.

+em www.facebook.com/criolo.oficial

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca