“O Wi-Fi da Floresta está ligado”. Essa é a máxima que abre caminho para o lançamento do novo álbum do rapper Cronixta que está disponível em todas as plataformas digitais na terça-feira, dia 19 de setembro. Seu novo projeto vem como um dia quente de verão para nos conduzir por uma viagem inspiradora e dançante entre as diferentes influências culturais que guiaram o cantor desde o início de sua vida na parte de cima do nosso mapa, em Belém do Pará.
“Wi-Fi da Floresta” conta com oito faixas inéditas e mistura conexões musicais e visuais por meio de visualizers em formato de filmagem 360º que ilustram a obra de Cronixta com imagens captadas em sua cidade natal, convidando o público para uma imersão completa em seu trabalho. “É sobre diferentes ritmos e o movimento da dança para obter conexão. Eu coloquei o ouvido na boca da intuição para receber esse sinal e, carinhosamente, venho chamando ele de Wi-Fi da Floresta”, comenta o artista.
O álbum foi produzido por Matheus Padoca, co-produzido por Guri Assis Brasil e Chico Correa e conta com a estética visual dirigida por Rafa Rocha em parceria com o próprio Cronixta, com assistência de Matheus Linhares e figurino por Kamila Kaczanowski.
O processo criativo de Cronixta tem como referência gêneros brasileiros, música latina, sonoridades amazônicas contemporâneas, sem perder sua conexão com o rap – ritmo no qual se descobriu compositor. Essa mistura de ritmos e sons resulta em um trabalho rico em elementos regionais que moldaram a vida e a personalidade do artista e, ao mesmo tempo, construíram a identidade cultural de todo o povo brasileiro.
O visual foi baseado na obra do tropicalista Hélio Oiticica, a partir dos parangolés e seus metaesquemas, nitidamente marcados pela busca para integrar a dança, cores, movimentos e a arte na experiência cotidiana. Segundo Cronixta, o detalhe é que faz a diferença. “Detalhe esse que se movimenta, que se inventa e traz a essência para se tornar essencial. É a mistura do idioma de Hélio Oiticica com a Amazônia que conecta uns aos outros e todos a um só. A dança, a nossa criança, do princípio ao momento. É rir com os rios e a nostalgia da felicidade. A sina, os sinais e a alegria de um povo. O AMOR é a senha do nosso Wi-Fi.”
Para enriquecer ainda mais a narrativa construída em “Wi-Fi da Floresta”, Cronixta conta com algumas participações especiais ao longo do disco, como é o caso de “Jambú”, parceria com Cleiton Rasta. “Foi um convite inusitado, eu nunca tinha participado assim em uma música, cantando junto e simulando um ao vivo discotecando, acho importante que o norte e nordeste estejam juntos para fazer a música dos nossos lugares e foi um prazer receber esse convite do meu amigo Cronixta”, comenta o DJ.
Ao ser convidado por Cronixta para participar da faixa “De cima do mapa”, Thiago Elniño viu uma oportunidade de agradecer e retribuir a região norte pela cultura e inspiração que ela proporciona ao seu trabalho: “(…) Quando o Cronixta me chamou para participar desta música, eu vi como uma possibilidade de compartilhar com quem ta aqui pra baixo no mapa um pouco do impacto que Belém me causou, da forte presença e influência dos povos indígenas em tudo, da chuva que cai todo dia, do Tambor de Mina a um passeio no Ver-o-Peso, são coisas que temperam minha vida e que, mesmo miudinho e sem querer tirar o protagonismo de vários artistas incríveis de lá que já fazem isso, eu queria também poder ser veículo de propagação das belezas e encantos daquele território”.
O álbum ainda apresenta feats com Bixarte, Felipe Cordeiro e Chico Correa. As faixas foram mixadas por Guigo Berger, com assistência de José Mizael, masterizadas por Felipe Techauer com direção artística de Cronixta, Matheus Padoca e selo Dog Music Lab.