sábado, janeiro 18, 2025

Últimos Posts

Curta goiano “Vai Matar ou Vai Morrer” destaca lado inclusivo das batalhas de rimas

É cada vez mais evidente que as batalhas de rimas, pelo menos em Goiás, tem se tornado cada vez mais inclusivas, sendo uma manifestação cultural que abriga o talento artístico de jovens negros e periféricos, mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+. É o que mostra o recente documentário “Vai Matar ou Vai Morrer”, lançado em junho de 2024 e gravado nas rodas de freestyle de Goiânia.

O filme destaca a pluralidade de vozes e a diversidade de gênero dentro das batalhas de rimas, sobretudo na cena goiana. O filme é sustentado por depoimentos de algumas figuras centrais que movimentam a cena atual do freestyle em Goiás, como Gustavo Sawl, Mana Sayler, Dj Lu Santos, Matheuzin Pirata e Pai Maranhas.

O autor do curta-metragem é Rhuan Pablo, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que se juntou aos seus colegas de faculdade Lucas Torres, Taiga e Geraldo Cesario para realizar o filme. A ideia do documentário surgiu como parte de um trabalho para as disciplinas de Antropologia Audiovisual, Introdução à Linguagem Sonora e Introdução à Realização Audiovisual, e aborda os “movimentos culturais da juventude”.

Para Rhuan Pablo, o filme também busca a descentralização do foco nas batalhas do tradicional eixo Rio-São Paulo e DF. “A ideia principal do documentário é dar visibilidade ao rap goiano, às batalhas goianas, porque se você procurar batalhas de rima no YouTube, a maioria está no eixo Rio-São Paulo e Distrito Federal. Já Goiás, mesmo tendo a campeã nacional que é goiana (Kaemy), quase ninguém conhece”, explica o autor.

A falta de incentivo e a realidade de muitas batalhas de rima ganhou especial atenção neste projeto audiovisual. Rhuan Pablo ressalta a capacidade das pessoas de fazer o movimento acontecer mesmo sem estrutura, como na Batalha do Lazer, onde as rimas são feitas sem microfone, apenas com uma caixa de som, atraindo pessoas de toda a região, incluindo Goiânia, Aparecida, Senador Canedo e Inhumas, além de convidados de outras áreas.

“Vai Matar ou Vai Morrer” não foi um nome escolhido ao acaso para o filme. Esta frase é um dos principais versos metafóricos que impulsionam os MC’s para o início de um duelo cheio de versos e flow, que terá apenas um sobrivivente.

Confira abaixo na íntegra o curta-metragem “Vai Matar ou Vai Morrer” (GO, 13 min, 2024).

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca