Na próxima quarta-feira, dia 26, o curta-metragem Sankofa refaz seu caminho de criação e terá sua exibição de estreia no Quilombo Quingoma. Dirigido por Og Cruz, o filme explora temas como ancestralidade, diáspora, resistência e memória, além de, em sua trilha sonora, lançar duas faixas inéditas, compostas por Vírus Carinhoso.
Usando imagens quase documentais e sons dispostos em camadas labirínticas, Sankofa é uma história comovente sobre diáspora e o retorno à terra ancestral. Tendo como plano de fundo a emoção dos mais velhos e a alegria esfuziante das crianças, retrata a volta, as observações e as descobertas de um jovem. Para além dos “experientes”, o elenco é abrilhantado por membros da comunidade do Quilombo Quingoma (@quingomaquilombo), local que inspirou e ambientou o curta. “Cada filme que a gente faz tem um ponto forte, um que se sobressai aos outros. Nesse filme, acho que é justamente o lugar e as pessoas… São pedaços de África espalhados pelo mundo, um paralelo”, destaca Og Cruz.
Sobre a trilha sonora, Vírus nos antecipa: “as faixas são inéditas, porém gravadas em períodos diferentes. Elas contêm referências contemporâneas e ressaltam a importância de se contar a própria história, com nosso ponto de vista. A primeira se chama Tecnologia (2022) e a segunda Fardo (2020)”. Além de assinar trilha sonora e ser co-roteirista, em parceria com Og Cruz, Vírus personifica o personagem principal contracenando com atores/atrizes experientes, à exemplo de Negrizu, que também dirigiu o elenco.
SINOPSE
“Sankofa é uma história comovente sobre diáspora e retorno à terra natal em busca de se conectar com sua família e seu povo. Depois de anos longe de casa, quando o filho retorna ao local onde nasceu se depara com a emoção dos mais velhos e a alegria esfuziante das crianças, ele é levado por uma viagem no tempo e passa a descobrir fatos importantes sobre a história de sua família e a vida dos seus ancestrais naquele pedaço de terra. Usando imagens quase documentais e sons dispostos em camadas labirínticas, este curta metragem impactante explora temas como ancestralidade, diáspora, resistência e memória”. Roca Alencar – Antropóloga, pesquisadora e curadora de arte.
Serviço:
O quê: Estreia do curta “Sankofa” e lançamento das faixas “Tecnologia” e “Fardo”
Data/horário: 26 de abril de 2023, quarta-feira, 19h30
Onde: Associação Agrícola Novo Horizonte do Assentamento 29 de Dezembro de Quingoma de Dentro, Lauro de Freitas-BA