DaBaby lançou um vídeo para a música “Giving What It’s Supposed to Give” que aborda a reação recente aos comentários homofóbicos que ele fez na Rolling Loud Miami.
No videoclipe, que DaBaby dirigiu, ele comparece ao funeral de um policial morto, aparece no tribunal e vai para a prisão. O rapper também segura uma placa exibindo a palavra “AIDS” no meio do vídeo, que termina com uma frase exibida em letras coloridas: “Don’t Fight Hate With Hate. Minhas desculpas por ser eu da mesma maneira que você quer a liberdade de ser você”. Em um ponto da música, DaBaby faz um rap, “N *** se pergunte se eu consegui um passe, eu digo a eles ‘De jeito nenhum’ / Vadia, nós gostamos de AIDS, eu estou na sua bunda, nós na sua bunda, vadia, nós não vamos embora.”
O rapper da Carolina do Norte gerou polêmica durante seu set da Rolling Loud Miami no domingo, fazendo comentários no palco que muitos fãs consideraram ofensivos e homofóbicos. “Se você não apareceu hoje com HIV, AIDS, qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis mortais que farão você morrer em duas ou três semanas, acenda a luz do seu celular”, disse ele durante a apresentação.
O rapper inicialmente se defendeu em uma série de vídeos de histórias no Instagram, embora tenha pedido desculpas às pessoas afetadas pela AIDS / HIV em tweets subsequentes.
“Quem já foi afetado pela AIDS / HIV tem o direito de ficar chateado, o que eu disse foi insensível mesmo que eu não tenha a intenção de ofender ninguém. Então, minhas desculpas”, ele tuitou. “Mas a comunidade LGBT … Eu não estou tropeçando em vocês, não é?”
Desde então, várias celebridades criticaram as declarações do rapper. A colaboradora, Dua Lipa, levou ao Instagram para afirmar que ficou “surpresa e horrorizada com [seus] comentários”. Sir Elton John, que fundou a Elton John AIDS Foundation em 1992, respondeu aos comentários de DaBaby com um tópico no Twitter que compartilhava informações factuais sobre HIV e AIDS. “A desinformação e a homofobia sobre o HIV não têm lugar na indústria musical. Devemos quebrar o estigma em torno do HIV e não espalhá-lo”, dizia um tweet do tópico.
A empresa de roupas Boohoo, que anteriormente havia colaborado com o rapper na coleção BoohooMAN x DaBaby, também confirmou que eles pararam de trabalhar com ele. “A BoohooMAN condena o uso de linguagem homofóbica e confirma que não trabalharemos mais com a DaBaby”, tuitou a empresa em comunicado.
Assista o clipe “Giving What It’s Supposed to Give”: